Introdução à blockchain da Stellar

A blockchain da Stellar é uma rede descentralizada pública desenhada para facilitar a transferência rápida, segura e econômica de ativos digitais.
CryptoConexion, blockchain, stellar

Stellar utiliza uma abordagem única de consenso e confiança para garantir transações rápidas e econômicas, tornando-a especialmente adequada para aplicações como pagamentos transfronteiriços, remessas e micro pagamentos.



O que você precisa saber sobre a Stellar:

  • É uma rede descentralizada projetada para facilitar transferências rápidas, seguras e econômicas de ativos digitais em escala global.
  • Utiliza o Protocolo de Consenso Stellar (SCP) para confirmar transações rapidamente, sem depender da mineração.
  • Sua criptomoeda nativa é a Lumen (XLM).
  • A Stellar Development Foundation (SDF) é uma organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e promoção da Stellar.

Neste primeiro tutorial sobre a blockchain Stellar, você aprenderá como essa rede de dados surgiu e as melhorias que trouxe para o ecossistema Web3. Daremos a você uma visão geral dos fundamentos da Stellar, que ampliaremos nos próximos tutoriais, e apresentaremos sua criptomoeda nativa, bem como as pessoas envolvidas na Stellar que tornam seu desenvolvimento e adoção possíveis.

O que é a blockchain Stellar?

A blockchain Stellar é uma rede descentralizada pública projetada para facilitar a transferência rápida, segura e econômica de ativos digitais. Foi criada em 2014 com o objetivo de conectar pessoas globalmente por meio de pagamentos seguros e eficientes.

A arquitetura da Stellar é projetada para lidar com grandes volumes de transações sem comprometer a velocidade ou eficiência da rede. Isso a torna ideal para casos de uso como pagamentos transfronteiriços, remessas e micro pagamentos.

Entre as principais características da Stellar, podemos destacar:

  • Velocidade: Uma das características mais importantes da Stellar é a velocidade de processamento das transações, com tempos de confirmação de 3 a 5 segundos.
  • Eficiência: O processamento das transações é feito de forma muito rápida, tornando a blockchain muito mais eficiente.
  • Escalabilidade: A rede Stellar pode processar até 1.000 operações por bloco  e processou dezenas de bilhões de operações desde o seu lançamento.
  • Acessibilidade: As taxas de gás da Stellar estão entre as mais econômicas do mercado. O custo de processamento de uma transação é uma fração de um centavo americano, com um custo médio de transação de 0,00005439600316892125 XLM na data de publicação deste texto..

Stellar permite a criação de tokens de forma muito simples, possibilitando tokenizar diferentes formas de valor, como ouro, imóveis, tempo ou qualquer outro elemento desejado. A blockchain permite a troca simples entre os diferentes tokens de forma descentralizada, sem intermediários. Essa troca de tokens pode ser realizada de forma segura e rápida na exchange descentralizada (DEX) da Stellar ou em diferentes AMMs (automated market makers).

Os dados que respaldam a Stellar, desde seu lançamento em 2014, são:

  • Cerca de 12 bilhões de operações processadas.
  • 7,5 milhões de contas criadas.
  • Média do custo de processamento por transação desde 2014 de 0,000002 XLM.

Como funciona a blockchain Stellar?

Desde o lançamento da Stellar, seu funcionamento sempre se baseou em uma série de elementos::

Gateways

A Stellar é construída sobre o conceito de gateways, que são plataformas de pagamentos como o Stripe, que permitem que os usuários operem dentro e fora da rede de forma segura. Esses gateways permitem depositar uma quantia em dinheiro fiduciário e fornecem crédito equivalente na conta Stellar do usuário.

CryptoConexion, Stellar, gateway

Dessa forma, também é realizada a troca entre os usuários sem a intervenção do gateway.

CryptoConexion, Stellar, gateway

Para adotar esse esquema, é muito importante que o usuário confie totalmente no gateway escolhido, pois está depositando seu dinheiro nesta plataforma externa. Além disso, para a realização dessas operações, a Stellar conta com uma exchange de rede distribuída, entendida como uma espécie de pool dentro da rede onde os usuários realizam suas transações, trocas e operações.

Consenso

A blockchain da Stellar funciona por meio de um sistema de consenso chamado Protocolo de Consenso Stellar (SCP, na sigla em inglês). Esse protocolo permite que as transações sejam confirmadas de maneira rápida e confiável sem depender da mineração, como ocorre em outras blockchains, o que a torna mais eficiente e ecológica.

Na Stellar, os nós na rede validam e concordam com a veracidade dos blocos em poucos segundos, garantindo a segurança e a integridade das transações. Além disso, a Stellar possui a capacidade de emitir ativos personalizados, o que a torna uma plataforma versátil para a emissão de tokens e moedas digitais.

Soroban

Sem dúvida, um dos pilares do funcionamento da Stellar é sua plataforma de contratos inteligentes Soroban, sobre a qual falaremos no próximo tutorial e que levou a blockchain da Stellar a outro patamar.

O que são os lumens (XLM)?

O Lumen (XLM) é o token nativo da Stellar. Ele é usado como uma ponte para facilitar a conversão de ativos entre diferentes moedas na rede. Além disso, os lumens desempenham um papel crucial na prevenção de spam e proteção contra ataques na rede, pois cada transação requer uma pequena quantidade de lumens como taxa.

Para prevenir spam e possíveis ataques maliciosos na blockchain da Stellar, foi decidido que cada conta na rede deve ter um saldo mínimo e que cada transação a ser executada terá um custo mínimo. Na data de publicação deste tutorial, a quantidade mínima exigida em cada conta é de 1 XLM e o custo mínimo por transação é de 0,000001 XLM.

Os lumens, ao contrário de outros criptoativos como o bitcoin, que são minerados, ou outros que têm uma emissão ilimitada, como o Tether, não requerem mineração e não são ilimitados. No início do projeto Stellar, foi definida uma emissão inicial de 100 bilhões de XLMs, que aumentava anualmente em 1% nos cinco primeiros anos. Esse mecanismo em torno do número de lumens em circulação foi eliminado após uma votação em outubro de 2019, e em novembro do mesmo ano, a emissão de lumens foi limitada a 50 bilhões, que, de acordo com o enunciado, não será aumentada. Dessa quantidade, 20 bilhões estão no mercado e os 30 bilhões restantes estão sob posse da Stellar Development Foundation.

Onde comprar/vender e armazenar lumens?

Para comprar e vender lumens, você pode acessar qualquer uma das exchanges listadas em seu site. Lembre-se de que o preço de qualquer criptoativo é volátil, além de acrescentar as tarifas adicionais que cada uma dessas exchanges possa aplicar. Para armazenar criptoativos, as carteiras, sejam hardware ou digitais, são uma das opções disponíveis. Neste link, você pode encontrar uma lista de carteiras compatíveis com a Stellar.

Quem são os principais players no ecossistema da Stellar?

A Stellar conta com diferentes players que contribuem para sua estabilidade e desenvolvimento necessário para cumprir os objetivos estabelecidos. Podemos destacar os seguintes:

  • Stellar Development Foundation (SDF): é a organização sem fins lucrativos por trás do desenvolvimento e promoção da rede Stellar. A SDF trabalha para fomentar a adoção da Stellar e apoiar projetos que utilizam a tecnologia dessa blockchain. Como parte desse trabalho, ela estabelece diversas parcerias que contribuem para aumentar essa adoção e para criar ferramentas que permitam aos desenvolvedores alcançar mais rapidamente seus objetivos dentro da blockchain da Stellar. Convidamos você a explorar tudo o que a fundação oferece e a se candidatar a bolsas e prêmios em sua página web.
  • Empresas e instituições financieras: muitas empresas e bancos utilizam a rede Stellar para realizar pagamentos transfronteiriços e liquidações de ativos de maneira eficiente e econômica. Algumas dessas empresas são a IBM, que lançou em 2019 a World Wire, um sistema global de pagamentos construído sobre a blockchain da Stellar; a Wirex, que em 2022 implementou o USDC sobre a Stellar; e a Franklin Templeton, que é o primeiro fundo de investimento registrado nos Estados Unidos a utilizar uma blockchain pública como a Stellar para processar transações e registrar a propriedade de ações.
  • Desenvolvedores e comunidade: A comunidade de desenvolvedores desempenha um papel vital na expansão e melhoria contínua da rede Stellar. Existem uma ampla gama de ferramentas e recursos disponíveis para os desenvolvedores que desejam construir aplicativos e serviços na rede Stellar. Vamos aprofundar mais sobre eles nos próximos tutoriais. Por enquanto, convidamos você a se juntar ao canal do Discord e visitar as redes sociais da Stellar para não perder nenhum anúncio e estar atualizado no ecossistema Stellar.
Comparte nuestro artículo:
LinkedIn
Facebook
Twitter
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Más sobre:
Te puede interesar