Logo Crypto 2023 Blanco

Glossário CryptoConexión

As criptomoedas e o blockchain estão trazendo novas palavras para a nossa língua. Em nosso Crypto Glossário explicamos termos e conceitos (cripto, financeiro, tecnológico) que serão muito úteis para entender esta nova era da economia e das finanças.

3D
También conocido como:
3 dimensões
Acrônimo de 3 dimensões. Refere-se à representação do espaço utilizando as 3 dimensões: altura, largura e profundidade.
Agregador cripto
Plataforma que agrega informações de diferentes criptoativos. Essas informações são coletadas de diferentes exchanges e, por meio do uso de DApps. APIs e outras ferramentas, são publicadas nessas plataformas.
Airdrop
Formato promocional no qual tokens ou criptomoedas são doados para endereços selecionados pelos administradores. É como uma gincana na qual o administrador envia essas criptomoedas de acordo com a participação em tarefas.
Alavancagem
Estratégia de investimento na qual o investidor se endivida com um crédito para poder realizar uma operação financeira. Um exemplo: um investidor possui $1.000 dólares (USD) e quer comprar ações de uma empresa, cada uma delas com preço de $100 USD. Com seu capital, ele poderá adquirir 10 ações. No entanto, como ele quer ter 20 ações, decide pedir um empréstimo de $1.000. Neste caso, o investidor terá uma alavanca de 1:2. As alavancagens mais típicas no mundo cripto são 1:30, 1:50 e até 1:125
Algoritmo
Conjunto de instruções definidas e ordenadas para realizar um cálculo, processar dados e resolver um problema.
Altcoin
Termo usado para se referir a qualquer criptomoeda que não seja o Bitcoin. Atualmente, existem mais de 15.000 moedas, como Ethereum, Cardano, Solana, etc.
AML
Acrônimo de "Anti-money Laundering" (anti lavagem de dinheiro). Refere-se às normas que os diferentes governos estabelecem em relação à lavagem de dinheiro no ecossistema cripto em particular.
Anoncoin
É uma criptomoeda focada na privacidade e anonimato de seus usuários, como Monero ou Zcash.
API
É a sigla para Application Programming Interface, interface de programação de aplicativos em português. Trata-se de um conjunto de funções, procedimentos e sub-rotinas que permitem a comunicação entre dois produtos de software.
Aplicativo descentralizado
También conocido como:
DApp
É um aplicativo cujo funcionamento se baseia em uma rede descentralizada de nós, interagindo entre si, sem uma entidade central de controle, em outras palavras, é um aplicativo baseado em Blockchain.
Aprendizado automático
É um subcampo da inteligência artificial que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos que permitem aos computadores aprender com dados e experiências anteriores para tomar decisões ou realizar tarefas específicas sem a necessidade de programação explícita.
Aprendizado profundo (Deep learning)
O aprendizado profundo é um subcampo da inteligência artificial (IA) que se baseia em redes neurais artificiais para aprender com os dados.
ASIC
Hardware projetado especificamente para mineração de criptomoedas.
ATH
Acrônimo de All Time High (em português, máximo histórico), que se refere ao valor mais alto que uma criptomoeda já alcançou no mercado.
Ativo
Recurso com valor cuja intenção é gerar um benefício futuro. Exemplos de ativos incluem: investimentos no mercado de ações, maquinário e equipamento de escritório.
ATL
Acrônimo de All Time Low (mínimo histórico). Refere-se ao preço mais baixo de uma criptomoeda desde sua criação.
Atomic swap
Tipo de troca de criptomoedas que ocorre de forma descentralizada e sem a necessidade de intermediários.
Avatar
É uma representação gráfica dos usuários em determinadas plataformas, como os metaversos. É personalizável e contribui para tornar a experiência do usuário mais imersiva.
B-Money
Sistema de algoritmos criptográficos que visava trocar valor na internet sem a participação de governos ou bancos. Antecessor do bitcoin.
Baleias
Grandes grupos de investidores que possuem grande poder aquisitivo e criptomoedas para mover o mercado a seu favor. Embora não haja uma quantidade oficial para ser considerada uma baleia, em relação ao Bitcoin, a cifra mais utilizada é 1.000.
Banco central
Instituição pública que gerencia a moeda de um país ou grupo de países e controla a oferta monetária, ou seja, a quantidade de dinheiro fiat em circulação. Atualmente, existem mais de 200 bancos centrais em todo o mundo.
Batching
É uma função oferecida por algumas carteiras que permite agrupar várias transações em uma única, reduzindo assim a quantidade de gás que você precisa gastar.
Bearish
Este termo refere-se a uma tendência de baixa no mercado de um ativo em geral, e no mundo das criptomoedas, de um criptoativo.
Bearwhales
Detentores de grandes quantidades de moedas que apostam na queda de um criptoativo ao tentar diminuir seu preço. São grandes investidores que têm uma visão negativa e realizam grandes ordens de venda nas exchanges a um preço inferior ao atual para manipular a queda.
Bifurcação ou fork
É uma mudança no protocolo ou uma divergência na versão anterior de uma blockchain, o que pode criar uma segunda moeda. Por exemplo, o Ethereum Classic é a moeda original, mas quando houve uma bifurcação, nasceu o Ethereum, que agora é mais utilizada.
Big data
É um termo que se refere à gestão e análise de conjuntos de dados extremamente grandes e complexos que excedem as capacidades das ferramentas tradicionais de processamento de dados. Esses conjuntos de dados são caracterizados por seu volume massivo, diversidade em tipos e formatos, e a velocidade com que são gerados.
BIP
Acrônimo de "Bitcoin Improvement Proposal" (proposta de melhoria do Bitcoin). Refere-se a um documento onde são registradas as melhorias a serem realizadas no projeto do Bitcoin, que podem ser técnicas, organizacionais ou de qualquer outro tipo.
Bitcoin
Plataforma descentralizada para a troca de bitcoins. Protocolo que mantém a blockchain e a criptomoeda. Para saber mais sobre a criptomoeda.
bitcoin
É a criptomoeda nativa da blockchain do Bitcoin. É o primeiro sistema de pagamento eletrônico ponto a ponto. Seu símbolo é BTC.
Blockchain
E como um livro-razão organizado em blocos, onde são registradas todas as transações realizadas. É um registro público apenas de escrita e em ordem cronológica que nem sempre é descentralizado.
Bloco
É o elemento fundamental da blockchain criado pelos mineradores e onde são registradas todas as transações realizadas na rede.
Bloco gênesis
É como é chamado o primeiro bloco criado na blockchain de uma criptomoeda.
Bloco órfão
São blocos resolvidos corretamente, mas que, por determinadas razões, não são aceitos por todos os nós, motivo pelo qual não são adicionados à blockchain.
Bônus e bônus lixo
Os bônus lixo, também conhecidos como Junk Bonds, são títulos de dívida emitidos por empresas e estados com uma qualidade de crédito muito baixa. Quando um investidor aposta nesse tipo de bônus, ele deve estar ciente de que assume um grande risco de inadimplência de juros e até mesmo de capital. É um produto altamente especulativo e a única vantagem é oferecer um retorno muito alto.
BUIDL
Termo que deriva da palavra "build", mas escrita de forma incorreta, refere-se a um movimento que incentiva todos os entusiastas do mundo das criptomoedas e blockchain a continuarem construindo esse ecossistema para ajudar a aumentar a adoção. Vitalik Buterin utiliza esse termo para se referir ao desenvolvimento no Ethereum.
Buy the dip
É assim chamada uma estratégia de investimento que consiste em comprar ativos (neste caso, criptoativos) quando seu valor está em queda para depois vendê-los quando se valorizarem e, assim, obter um lucro.
Candlesticks
También conocido como:
Gráfico de velas japonês
Gráfico de barras que fornece informações sobre as mudanças de preços em índices de ações, produtos derivados ou taxas de câmbio
Capitalização de mercado
É usada para medir o alcance de uma criptomoeda. É calculada multiplicando o valor de uma criptomoeda ou token pelo número total de criptomoedas ou tokens em circulação. Em 7 de fevereiro de 2024, as três criptomoedas com maior capitalização de mercado são Bitcoin US$ 829,21 Bi Ether $289.36 Bi e Tether $96.12 Bi.
Carteira fria
También conocido como:
Cold wallet
Carteiras digitais que utilizam chaves geradas por uma fonte que não está conectada à blockchain nem à internet. São consideradas as mais seguras (tanto que se você perder a senha, é quase impossível recuperá-la).
Carteira Multisig
É uma carteira de criptomoedas que requer que várias chaves privadas sejam combinadas para realizar uma transação. Isso adiciona segurança adicional à carteira, pois mesmo se uma das chaves for comprometida, as outras chaves ainda podem ser usadas para proteger os fundos.
Carteira ou Wallet
Software que gerencia os endereços (contas) e chaves (senhas) das blockchains para enviar, receber ou consultar criptoativos. Também existem carteiras frias.
Carteira quente
También conocido como:
Hot Wallet
Carteira digital que está permanentemente conectada à blockchain e à internet; pronta para realizar qualquer tipo de operação entre o proprietário da carteira e o usuário final.
Casa de Câmbio: No ecossistema cripto
También conocido como:
Exchange
Local ou plataforma onde são realizadas operações de troca de moedas digitais. A troca ocorre entre o comprador e o vendedor, e a casa de câmbio cobra uma comissão.
CBDC
Sigla para Central Bank Digital Currency ou moeda digital do banco central que utiliza a blockchain para representar digitalmente a moeda fiduciária de um país.
CEX
Acrônimo de "Centralized Exchange" (exchange centralizada). Refere-se às casas de câmbio centralizadas, como Binance ou Coinbase, onde realizam a custódia dos criptoativos em nome de seus clientes.
Chatbot
É um programa de software projetado para simular conversas humanas através da automação de respostas predefinidas ou utilizando inteligência artificial para compreender e responder perguntas de forma mais natural.
Chave privada
Cadeia alfanumérica gerada aleatoriamente que está vinculada a uma chave pública (carteira/wallet). É conhecida apenas pelo seu proprietário e permite acessar sua carteira e assinar mensagens para verificar sua identidade e realizar transações. Às vezes, os provedores de carteiras digitais fornecem ao usuário 12 palavras ou mais que equivalem a essa chave privada, denominada semente (sede phrase). Vários investidores que esqueceram ou perderam essas chaves não puderam acessar suas carteiras o que, os fez perder investimentos multimilionários.
Chave pública
Cadeia alfanumérica vinculada a uma chave privada (número da carteira) e usada para realizar e aprovar transações. Em criptomoedas, está ligada ao endereço da carteira e é fornecida para receber fundos.
Cifrado
Processo de ocultação criptográfica de dados confidenciais, os quais podem ser revelados ao usar uma chave.
Cloud mining
Aluguel de criptomineração para uma empresa que oferece esse serviço pela internet.
Código aberto
É um tipo de desenvolvimento de software colaborativo disponibilizado gratuitamente para todo o mundo usar e contribuir no seu desenvolvimento, de modo que pode ser adaptado ou reutilizado para diferentes fins.
Cold wallet
Dispositivos de hardware que usam chaves geradas por uma fonte não conectada à blockchain ou à internet. São consideradas as mais seguras (tanto que se você perder a senha, é quase impossível recuperá-la).
Colored coins
São criptoativos que foram reutilizados para representar algo de valor adicionando informações extras, chamadas de metadados.
Consenso bizantino
Protocolo de comunicação que permite aos usuários de um sistema distribuído chegar a um consenso na presença de atores maliciosos.
Contrato inteligente
También conocido como:
Smart Contract
É um acordo digital realizado entre duas ou mais partes em troca de bens, serviços ou qualquer outra coisa. Uma vez que o acordado pelas partes é recebido, o contrato é automaticamente finalizado.
Criptografia
É um conjunto de técnicas de codificação utilizadas para proteger informações sensíveis. As criptomoedas e blockchains são construídas usando criptografia avançada.
Criptomoeda
Uma criptomoeda é uma moeda digital que utiliza criptografia e técnicas computacionais avançadas e roda nas blockchains. Sua característica fundamental é que não depende de entidades centrais que emitem e controlam o dinheiro que existem no sistema financeiro global atualmente (moedas utilizadas em uma região ou país, como o Dólar, o Peso ou o Sol).
Cross-Chain
Também chamados de swaps entre cadeias, são um tipo de troca P2P (Peer to Peer) que nos permite trocar uma criptomoeda por outra de forma segura e sem intermediários, promovendo a interoperabilidade entre diferentes blockchains.
Crypto bridge
É um serviço que permite a comunicação entre diferentes blockchains, contribuindo para a escalabilidade.
DAO
También conocido como:
Organização Autônoma Descentralizada
Organização descentralizada cujo funcionamento é regido por uma série de algoritmos e smart contracts.
DApp - Descentralized App
São aplicativos descentralizados que são executados de forma autônoma armazenando os dados dentro da blockchain.
DDoS
É um tipo de ataque DoS no qual, em vez de ser utilizado apenas um computador para realizar o ataque (como ocorre nos ataques DoS), são utilizados vários, sendo um ataque descentralizado.
DeFi
También conocido como:
Finanças Descentralizadas
É um ecossistema de contratos inteligentes e aplicativos cujo objetivo é oferecer uma série de serviços financeiros. Para isso, é utilizada a tecnologia blockchain que permite que esses serviços sejam descentralizados, seguros e tenham alcance global.
Derivativos
También conocido como:
Cripto Derivativos
São produtos financeiros derivados que se baseiam em um ativo subjacente. Permitem que o comprador adquira ou venda um determinado produto por um preço. Os mais conhecidos são as opções, swaps e os futuros.
Descentralização
Consiste na distribuição ou divisão de tarefas, responsabilidades, poderes ou funções entre diferentes partes, em vez de serem todas controladas por uma única entidade.
DeSci
Acrônimo de Decentralized Sciences, ciências descentralizadas em português. É o resultado da combinação da ciência e da tecnologia blockchain que permitem avançar na pesquisa científica. Neste ecossistema, os pesquisadores poderão ser reconhecidos e compartilhar suas descobertas abertamente para todos.
DEX
Acrônimo de "Decentralized Exchange" (exchange descentralizada). Refere-se às casas de câmbio de criptomoedas descentralizadas, como UniSwap, onde a custódia dos criptoativos é realizada pelos usuários.
Dinheiro fiduciário
É o dinheiro que recebe o respaldo da sociedade. O dinheiro emitido pelas entidades autorizadas, normalmente pelo Banco Central de cada país, é dinheiro fiduciário.
DLT
Acrônimo de Distributed Ledger Technology (ledger ou livro-razão). É o registro de todas as operações e transações realizadas em uma blockchain. É uma das peças fundamentais da transparência, segurança e privacidade da tecnologia blockchain e das criptomoedas.
DoS
Também conhecido como: Denial of Service. Ataque virtual que consiste em realizar solicitações em massa a um servidor até saturá-lo, afetando a disponibilidade para o resto dos usuários.
Drop
Lançamento do projeto de um token, onde é estabelecido o preço inicial do mesmo.
Dumping
No mundo das criptomoedas, consiste em vender rapidamente uma grande quantidade de criptomoedas a um preço muito baixo, deixando os concorrentes sem margem de reação e fazendo com que o preço da moeda caia abruptamente.
DYOR
Acrônimo de Do Your Own Research (faça sua própria pesquisa, em português), cuja intenção é incentivar todos os usuários a pesquisar e se informar sobre os projetos cripto antes de investir neles.
Economia descentralizada
A economia descentralizada é um modelo econômico que utiliza tecnologias blockchain para permitir transações diretas e sem intermediários. Em uma economia descentralizada, os participantes têm controle sobre seus fundos e dados, e podem transacionar diretamente sem a necessidade de um terceiro confiável.
EIP
Acrônimo de "Ethereum Improvement Proposal" (proposta de melhoria do Ethereum). Refere-se a um documento onde são registradas as melhorias a serem feitas no projeto Ethereum, que podem ser técnicas, organizacionais ou de qualquer outro tipo. É o equivalente ao BIP, mas no Ethereum.
ERC
É um acrônimo que significa Ethereum Request for Comments. É um padrão utilizado na blockchain Ethereum para garantir a interoperabilidade entre diferentes plataformas que usam a blockchain Ethereum.
ERC-1155
Este padrão, também conhecido como padrão de token múltiplo, permite a criação com um mesmo contrato inteligente de tokens que possam atuar como um token ERC-20, como um token ERC-721 ou como ambos.
ERC-20
É um padrão utilizado para a criação de tokens na blockchain do Ethereum.
ERC-721
É um padrão projetado para criar tokens únicos, não fungíveis e irrepetíveis na blockchain do Ethereum.
ETF bitcoin
É um tipo de fundo de investimento negociado em bolsa de valores e projetado para rastrear o preço do bitcoin.
EVM
Também conhecido como: Ethereum Virtual Machine. Máquina Virtual Ethereum. É um dos componentes fundamentais da blockchain Ethereum. Trata-se de uma máquina virtual que permite a execução de contratos inteligentes, possibilitando uma série de funcionalidades adicionais na blockchain.
Exchange
Local ou plataforma onde são realizadas operações de compra, venda e troca de criptomoedas. A troca ocorre entre o comprador e o vendedor, e a casa de câmbio cobra uma comissão.
Exploit
Um exploit é um trecho de código, um conjunto de dados ou uma série de comandos projetados para explorar uma falha ou vulnerabilidade em um aplicativo ou sistema, com o objetivo de induzir um comportamento não intencional ou não previsto.
Fan Token
São ativos digitais criados nas blockchains da Chiliz $CHZ que permitem aos fãs de esportes acessar uma série de vantagens associadas a clubes e organizações. Em agosto de 2021, o time de futebol PSG deu "fan tokens" ao jogador Lionel Messi como parte da compensação em seu contrato com o clube.
Faucet
También conocido como:
Torneira
Sistema de recompensas para obter criptomoedas gratuitamente. Eles foram criados para promover as criptomoedas. O usuário recebe a recompensa em troca de realizar uma ação simples (como preencher um captcha, ver publicidade ou fazer um curso).
Fiat
También conocido como:
Dinheiro Fiat
Dinheiro fiduciário de uso corrente, moedas de um país, como o dólar americano, o sol peruano, o peso colombiano, o peso mexicano, etc.
Fine tuning
También conocido como:
Ajuste fino
É um processo de treinamento no campo da inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine Learning) usado para adaptar um modelo pré-treinado a tarefas específicas. O objetivo do ajuste fino é pegar um modelo previamente treinado em uma tarefa mais geral e ajustá-lo para executar uma tarefa mais específica.
Fintech
Empresas financeiras de tecnologia, aplicativos e dispositivos tecnológicos focados em otimizar operações financeiras, monetárias e bancárias. Segundo a RapiCredit, a indústria fintech cresceu 212% em quatro anos.
Firma
También conocido como:
Em contexto Blockchain
Refere-se à assinatura eletrônica de documentos por clientes e partes envolvidas, de modo que uma prova pública verificável do carimbo de tempo e da assinatura seja gerada.
Flow
También conocido como:
Blockchain Flow
Projeto e token blockchain de alta velocidade e capacidades avançadas de contratos inteligentes; criado para o mundo de DApps, jogos e o campo DeFi.
FOMO
Acrônimo de "Fear of Missing Out" (medo de perder). Refere-se ao medo dos investidores de perder uma oportunidade de compra de um criptoativo onde podem obter lucros devido a um aumento de preços, e por esse motivo compram.
Fork
También conocido como:
Bifurcação
É uma mudança no protocolo ou uma divergência na versão anterior de uma blockchain, o que pode criar uma segunda moeda. Por exemplo, o Ethereum Classic é a moeda original, mas quando houve uma bifurcação, nasceu o Ethereum, que agora é mais utilizado.
Frase semente
También conocido como:
Seed phrase
É um conjunto de palavras (entre 12 e 24) que, ao serem introduzidas em uma determinada ordem, restauram as chaves privadas de uma carteira de criptomoedas.
Front-running
O front-running ocorre quando as transações estão na "mempool" e são visíveis. É então que usuários, que têm acesso a essa informação, podem estar interessados em adiantar contratos por seu conteúdo, pagando taxas mais altas. Quando isso acontece, ocorre uma desordem na ordem das transações e essa é a vulnerabilidade mais comum. Nestes casos de prática ilegal, é necessária a refatoração total do smart contract.
FUD
Acrônimo de "Fear, Uncertainty and Doubt" (medo, incerteza e dúvida). Refere-se ao estado de espírito dos investidores que sentem medo diante de uma queda brusca nos preços dos criptoativos que possa fazer com que percam seus investimentos.
Full wallet
É a carteira base de cada criptomoeda, onde são implementados, além de um nó completo da mesma, todas as suas funcionalidades. Isso transforma o dispositivo que as executa em nós da rede.
Gas
También conocido como:
Gas fue
Nome das comissões pagas aos mineradores pelo seu trabalho computacional na rede Ethereum (estas podem ser muito altas dependendo do tráfego na blockchain).
Gossip about gossip
É o protocolo utilizado pela Hedera entre os nós da rede para chegar a um consenso nas transações.
Governança
Conjunto de regras básicas que os participantes ou usuários da blockchain concordam em utilizar, garantindo seu bom funcionamento. Por exemplo, no caso do Bitcoin, a governança foi definida por Satoshi Nakamoto.
GPT
É o acrônimo de "Generative Pre-trained Transformer". É uma série de modelos de linguagem baseados na arquitetura Transformer que foram desenvolvidos pela OpenAI.
Grant
É um auxílio econômico concedido por uma organização, empresa, pessoa ou governo para o desenvolvimento de um projeto. No caso da Web3, bilhões são concedidos pelos diferentes protocolos ou blockchains. Nestes instrumentos financeiros, ao contrário de um empréstimo, não há obrigação de reembolso, ou seja, você não precisa devolver a ajuda, nem conceder uma participação em sua empresa.
Gwei
É a menor unidade em que um ether pode ser dividido, equivalente a exatamente 0,000000001 ETH (10/9 ETH). Os preços do gas no Ethereum são expressos em gwei.
Hackathon
É um evento de programação intensivo e colaborativo no qual programadores, desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados se reúnem por vários dias para trabalhar em equipe e criar projetos de software de forma rápida e eficiente. Frequentemente, culminam em apresentações e demonstrações dos projetos para um painel de juízes que concederão uma série de prêmios.
Halving
Evento que ocorre a intervalos regulares e reduz pela metade as recompensas que os mineradores recebem por validar os blocos de transações do bitcoin. O objetivo é reduzir o nível de emissão de moedas.
Hard Fork
Ou bifurcação em português, refere-se a uma modificação na versão de um software que exige a atualização de todos os seus usuários. No mundo das criptomoedas, quando ocorre um Hard Fork no código de uma blockchain, todos os seus nós precisam ser atualizados para continuar funcionando corretamente.
Hardcap
É o limite de arrecadação estabelecido em uma ICO. Quando esse valor é alcançado, a ICO é encerrada.
Hash
Algoritmo pelo qual, através da criptografia de uma mensagem, obtém-se uma cadeia alfanumérica única de comprimento fixo, chamada hash. Alguns exemplos de funções hash são aquelas que permitem criar os endereços das carteiras. É importante, pois garantir as senhas em um banco de dados resulta em integridade dos dados, torna possível o processo de autenticação e a organização dos dados.
HashCash
É uma solução projetada para combater o spam, gerando uma prova de trabalho que permite verificar se um e-mail contém conteúdo real e não é spam. Recentemente, também é usado na mineração de bitcoin.
Hodl
También conocido como:
Hold on for dear life
HODL é a abreviação de "hold on for dear life" (segurar pela vida) e é um termo popular entre os investidores em criptomoedas. Embora pareça um erro de ortografia divertido da palavra "hold" (manter), na realidade está ancorado na estratégia de investimento tradicional de comprar e manter uma criptomoeda.
Hot wallet
É uma carteira digital que está permanentemente conectada à blockchain, pronta para realizar qualquer tipo de operação entre o dono da carteira e o usuário final.
Hyperledger Project
É um projeto colaborativo administrado pela Fundação Linux, cujo objetivo é criar e desenvolver blockchains projetadas especialmente para atender às necessidades empresariais. Entre seus quase 200 membros, estão empresas como IBM, Intel, Cisco, Accenture, Fujitsu, Huawei e Microsoft. O termo Hyperledger também costuma ser associado à plataforma mais popular deste projeto, o Hyperledger Fabric.
IA
También conocido como:
Inteligência Artificial
Acrônimo de inteligência artificial. É uma disciplina que tenta replicar a inteligência humana por meio de computadores.
ICO
Oferta inicial de criptomoeda, é como se denomina a criação de um token como meio de financiamento de um projeto baseado em uma rede blockchain em sua fase de desenvolvimento.
IDO
É o acrônimo de Initial DEX Offering. É um método de financiamento descentralizado no mundo das criptomoedas, onde novos projetos digitais emitem e distribuem seus tokens diretamente por meio de uma plataforma de troca descentralizada (DEX).
IEO
También conocido como:
Oferta Inicial de Exchange
Em português, Oferta Inicial de Exchange. Uma IEO é semelhante a uma ICO, mas a diferença está em que, em uma IEO, o projeto é apresentado por meio de uma casa de câmbio (exchange), que endossa a iniciativa e fica responsável por coletar os fundos em nome da empresa que emite a oferta de valores.
Inflação
Processo econômico no qual o preço dos produtos aumenta, fazendo com que o valor do dinheiro fiduciário diminua, levando as pessoas a gastarem apenas em produtos básicos.
Interoperabilidade
Esta característica está ligada à tecnologia blockchain e refere-se à capacidade das diferentes blockchains de se comunicarem entre si, compartilharem informações e trabalharem em conjunto.
ioT
También conocido como:
Internet das Coisas
Acrônimo de Internet das Coisas (em inglês, Internet of the Things). É um conjunto de dispositivos eletrônicos interconectados por meio de uma rede que recebem e transferem uma série de dados de forma segura.
IPFS
Acrônimo de Interplanetary File System (Sistema de Arquivos Interplanetário). É um sistema de armazenamento distribuído e descentralizado de arquivos.
KYC
También conocido como:
Know Your Customer
Acrônimo de Know Your Customer (conheça seu cliente, em português). É o processo pelo qual as empresas reconhecem e identificam seus clientes dentro das leis de cada país.
Large language model (LLM)
Os modelos de linguagem grandes são uma categoria de modelos de inteligência artificial projetados para entender e gerar linguagem humana de maneira avançada. Esses modelos são notáveis por sua capacidade de processar e gerar texto em vários idiomas, bem como por sua habilidade em tarefas como tradução, resumo de texto, geração de conteúdo e resposta a perguntas.
Ledger
O livro-razão, em português, é um dispositivo físico ou digital que armazena as transações que ocorrem em um determinado sistema. As cadeias de blocos, ou blockchains, podem ser consideradas ledgers descentralizados onde as transações processadas nelas são armazenadas de forma segura e imutável.
Liquid staking
É um processo que permite aos usuários participar do staking de criptoativos enquanto mantêm a liquidez e a capacidade de usar seus ativos digitais para outros fins. Em vez de bloquear seus tokens em uma rede blockchain por um período específico, como é feito no staking tradicional, no liquid staking, os usuários recebem tokens líquidos que representam sua participação na rede e podem ser usados em aplicativos DeFi, trocas, empréstimos ou outras transações.
Litepaper
Em poucas palavras, um litepaper pode ser considerado uma versão preliminar de um whitepaper. É uma versão abreviada mais concisa de um documento técnico e serve para despertar o interesse de usuários e investidores curiosos.
Mainnet
Todo projeto de blockchain possui uma mainnet (main net: rede principal). A mainnet é a cadeia de blocos responsável pelo funcionamento de uma criptomoeda, garantindo que em uma transferência, a moeda vá do emissor para o receptor.
Máquina de Turing
É um modelo teórico de um computador desenvolvido pelo matemático britânico Alan Turing em 1936. É usado para representar uma máquina abstrata capaz de realizar cálculos computacionais seguindo um conjunto de regras predefinidas.
Memecoin
É uma criptomoeda que nasce a partir de um meme. Não tem valor intrínseco além do puramente especulativo.
Metaverso
É uma rede permanente e interconectada de mundos virtuais em 3D que serve como porta de entrada para uma grande variedade de experiências online.
Mineração
Processo de resolução de problemas matemáticos complexos que validam as transações de uma cadeia de blocos e emitem novas moedas. Os mineradores usam a potência computacional, ou hash, para processar transações e, assim, receber recompensas, que neste contexto é obter criptomoedas.
Mineração na nuvem
Aluguel de criptomineração para uma empresa que oferece esse serviço pela internet.
Mineradores
Podem ser tanto pessoas físicas quanto equipamentos de computação responsáveis por minerar os blocos da blockchain para criar mais criptomoedas.
Mintar
También conocido como:
Cunhar
Em contexto de tecnologia blockchain, refere-se à criação de um ativo digital único que operará dentro da cadeia de blocos. O termo é usado na criação de NFTs, onde cada blockchain tem uma série de parâmetros específicos para realizar o Minting. Pode-se mintar utilizando diferentes plataformas, por exemplo: OpenSea.
Modelo
No contexto da inteligência artificial (IA), um modelo refere-se a uma representação matemática ou computacional usada para resolver problemas ou tarefas específicas. Esses modelos podem ser algoritmos, redes neurais, equações matemáticas ou outras estruturas projetadas para processar dados e gerar resultados. Os modelos de IA são treinados usando conjuntos de dados para aprender padrões e características, permitindo-lhes realizar tarefas como classificação, previsão, reconhecimento de padrões ou tomada de decisões.
Modelos de linguagem
São sistemas de computação projetados para entender e gerar linguagem humana de forma coerente e contextual. Esses modelos usam algoritmos de aprendizado de máquina (machine Learning), particularmente técnicas de processamento de linguagem natural (PNL), para aprender padrões e estruturas linguísticas a partir de grandes quantidades de texto.
Moedas de cor
También conocido como:
Colored coins
São criptoativos que foram reutilizados para representar algo de valor adicionando informações extras, chamadas de metadados.
NFT
Solução que nos permite representar objetos com características únicas, irrepetíveis e indivisíveis dentro de uma blockchain. Exemplos de NFT incluem: alguns jogos de vídeo onde são representados ativos que o jogador possui (como um terreno, uma casa, etc.), coleções de cards digitais e edições limitadas que podem ser comercializadas e chegam a receber valorizações altas. Como aconteceu em agosto de 2021, quando um NFT chamado "Os primeiros 5.000 dias" foi vendido por mais de $69 milhões de dólares.
Normie
Termo usado para se referir a pessoas que não estão familiarizadas com as criptomoedas e sua tecnologia, ou que não as possuem.
Nós
Dentro da blockchain, são computadores que se conectam em rede e possuem uma cópia atualizada da blockchain. Os nós e os validadores são responsáveis por garantir que a rede funcione corretamente.
Off-chain
Refere-se ao processamento de informações fora da blockchain.
OG
Acrônimo de Original Gangster, usado para identificar as pessoas pioneiras em blockchain e criptomoedas.
On-chain
Refere-se ao processamento de informações dentro da blockchain.
Open source
O termo "open source" refere-se a uma abordagem de desenvolvimento de software na qual o código fonte de um aplicativo ou programa é liberado e compartilhado publicamente. Isso permite que qualquer pessoa interessada, como desenvolvedores e colaboradores voluntários, acesse, modifique e distribua o código.
Oráculo blockchain
Serviço responsável por verificar e enviar informações relevantes do mundo real para as blockchains e contratos inteligentes.
Ordinals
São uma metodologia inovadora para a criação de NFTs na blockchain do Bitcoin, onde os ativos digitais são armazenados diretamente no registro da rede, eliminando a necessidade de depender de servidores de terceiros. Isso resulta na criação de NFTs genuinamente permanentes e imutáveis.
Over the counter (OTC)
Acrônimo de Over The Counter (de venda livre, em português), refere-se a um tipo de operação de compra e venda de criptoativos que são realizadas fora de uma exchange, sem intermediários.
P2P
También conocido como:
Peer to Peer
São redes entre pares descentralizadas formadas por milhares, ou até milhões, de computadores localizados em todo o mundo com o mesmo objetivo: criar uma rede para compartilhar informações de qualquer tipo. No caso das criptomoedas, permitem a troca de criptomoedas de pessoa para pessoa, sem intermediários.
Permissionless
“Permissionless" refere-se a uma abordagem ou sistema no qual não é necessária autorização prévia ou permissão de uma entidade central para acessar, participar ou usar uma plataforma, rede ou sistema. Em contextos como blockchain e criptomoedas, "permissionless" indica que qualquer pessoa pode ingressar na rede, realizar transações e participar da validação de blocos sem a necessidade de aprovação de uma autoridade central.
PFP NFT
Acrônimo de Profile Picture (foto de perfil, em português). PFP NFT refere-se ao NFT utilizado como foto de perfil em redes sociais.
Play2Earn
É um tipo de jogo que permite ganhar recompensas que podem ser trocadas por dinheiro de curso legal.
POAP
Acrônimo de Proof of Attendance Protocol (protocolo de prova de presença). É uma plataforma e infraestrutura cujo objetivo é criar e armazenar NFTs por meio deste protocolo inovador. Nesse sentido, os POAPs são tokens ERC-721, ou seja, são tokens não fungíveis, que comprovam a participação em eventos de diferentes tipos.
Pool de mineração
É um grupo de mineradores que decidem se unir para trabalhar juntos, somando sua potência de computação, e assim obter um maior número de recompensas que serão distribuídas entre todos os membros do pool.
PoS
También conocido como:
Proof of Stake
Prova de participação em português, é um protocolo de consenso que valida as transações com base na quantidade de criptomoedas que os validadores possuem. Substitui o protocolo PoW pois é mais seguro, escalável e consome menos recursos de energia.
PoW
También conocido como:
Proof of Work
É um protocolo de consenso que envolve a validação de transações em uma rede por meio da resolução de operações matemáticas por computadores especializados, que depois é validada por terceiros e elimina a necessidade de intermediários. Devido ao processo de consenso necessário, ele consome muitos recursos de energia. O Bitcoin usa o Proof of Work, por isso o consumo de energia é uma das críticas mais fortes a essa criptomoeda.
Processamento de linguagem natural (PLN)
É um ramo da inteligência artificial que se concentra na interação entre computadores e linguagem humana. Seu principal objetivo é permitir que as máquinas compreendam, interpretem e gerem linguagem humana de maneira natural. O PLN utiliza técnicas de aprendizado de máquina (machine learning), linguística computacional e outras disciplinas para analisar e processar texto e voz.
Prompt
É uma instrução ou solicitação dada a um modelo de linguagem ou a um sistema de inteligência artificial para obter uma resposta específica. Os prompts geralmente são texto ou comandos enviados a um modelo de linguagem grande (LLM), como o GPT-3, e são usados para direcionar a geração de texto ou a execução de tarefas específicas. No contexto de inteligência artificial (IA), um prompt é qualquer entrada de texto, áudio, imagem ou de qualquer outro tipo que nos permite interagir com a ferramenta de IA para que nos forneça uma resposta ou conteúdo específico.
Public goods
También conocido como:
Bens públicos
São recursos ou benefícios disponíveis para uso e desfrute de todas as pessoas em uma sociedade, sem exclusão de ninguém de seu uso.
Pump-and-dump
É uma fraude que envolve a promoção da compra de criptoativos cujo valor é inflacionado artificialmente para obter lucro.
Quadratic funding
También conocido como:
Financiamento quadrático
É um método de financiamento coletivo que amplifica os recursos disponíveis ao convidar membros da comunidade a fazer doações (grandes ou pequenas) que funcionam como votos sobre onde alocar fundos.
Quant-trading
También conocido como:
Trading Algorítmico
O trading algorítmico ou quantitativo é uma metodologia de trading que elimina o fator humano. Baseia-se em algoritmos que analisam ordens, tendências e condições de mercado e agem de acordo com elas.
Queimar moedas
No ambiente cripto, é o ato de retirar ou eliminar ativos de circulação.
RA
Acrônimo de realidade aumentada. Refere-se a uma realidade que mescla os mundos virtuais com a realidade física por meio de dispositivos como telefones celulares, webcams, etc.
Recompensa (Bounty)
É um mecanismo de recompensa obtido ao detectar falhas ou fazer melhorias em projetos específicos, no caso que nos interessa, estamos falando de projetos blockchain, Web3 e criptomoedas.
Recompensa de mineração
Quando um minerador valida corretamente um bloco, através do protocolo de consenso PoW ou PoS, como recompensa ele recebe criptomoedas.
Redes neurais
Consistem em um conjunto interconectado de nós artificiais, chamados neurônios, organizados em camadas. Esses neurônios são projetados para processar e transmitir informações, e as conexões entre eles têm pesos que são ajustados durante o treinamento da rede.
Refatoração
A refatoração (do inglês refactoring) é uma técnica de engenharia de software para reestruturar um código-fonte, alterando sua estrutura interna sem mudar seu comportamento externo.
ReFi
Acrônimo de Regenerative Finances, finanças regenerativas em português. É um modelo financeiro que busca melhorar o sistema das finanças tradicionais combinando os sistemas da economia regenerativa e as finanças descentralizadas.
Regulador
También conocido como:
Autoridade reguladora
É um órgão independente responsável pela supervisão dos mercados de valores em cada país.
RM
Acrônimo de realidade mista. É a versão melhorada da realidade aumentada. Combina elementos de RV e RA.
ROI
También conocido como:
Return Over Investment
Retorno do investimento, o lucro gerado por um investimento.
Rollups
São soluções utilizadas por algumas blockchains de camada 2 que permitem agrupar várias transações, executadas fora da cadeia principal. Dessa forma, várias transações podem ser processadas em paralelo, aumentando a velocidade de processamento e reduzindo os custos.
Rug pulls
É um tipo de golpe cripto em que os desenvolvedores abandonam o projeto, levando consigo os fundos fornecidos pelos usuários.
RV
Acrônimo de realidade virtual. É uma experiência totalmente imersiva para o usuário, que é introduzido em uma realidade que substitui totalmente a real e é gerada por computador. É acessada por meio de dispositivos como óculos de realidade virtual.
RX
Acrônimo de realidade estendida. É uma realidade que engloba a RA, RV e RM. É um conceito complexo e em constante evolução, pois integra as diferentes tecnologias que estão surgindo e que ajudam a avançar em todos os tipos de experiências imersivas.
satoshi
Unidade mínima em que um bitcoin pode ser dividido, equivalente a 0,00000001 bitcoin (BTC), em homenagem ao criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.
Satoshi Nakamoto
Pseudônimo usado por uma pessoa ou grupo de pessoas para identificar o criador do bitcoin e sua blockchain, que escreveu o white paper do Bitcoin. Sua verdadeira identidade é desconhecida.
SBT
Acrônimo de Soul Bound Token. São tokens que representam a identidade das pessoas com base na tecnologia blockchain.
Sequenciador
É um nó em uma blockchain responsável por agrupar e confirmar transações. Os sequenciadores são usados em blockchains de camada 2, que são projetadas para aumentar a escalabilidade e a eficiência.
Sesgo
O viés no contexto da inteligência artificial refere-se à parcialidade ou inclinação sistemática nos resultados de um modelo de IA ou algoritmo que pode levar a decisões injustas ou imprecisas.
Sharding
Processo de divisão ou fragmentação horizontal de bancos de dados em unidades menores para facilitar o gerenciamento e torná-los menos pesados. No ecossistema blockchain, é usado principalmente para fornecer maior escalabilidade às redes, como Bitcoin e Ethereum.
Shitcoin
Termo que é formado por duas palavras, shit (merda em português) e coin (moeda, em português), significando moeda de merda. Refere-se a um criptoativo cujo projeto, equipe ou código-fonte não possui a consistência necessária e seria considerado um fracasso.
Sidechain
También conocido como:
Cadeia lateral
Uma blockchain alternativa usada para ajudar a resolver problemas (geralmente de saturação) de outra blockchain já existente.
Smart Contract
É um acordo digital realizado entre duas ou mais partes em troca de bens, serviços ou qualquer outra coisa. Uma vez que o que foi acordado pelas partes é recebido, o contrato é encerrado automaticamente.
Softcap
Arrecadação mínima que um projeto precisa para se desenvolver. No mundo das criptomoedas, esse conceito está diretamente associado ao ICO, e se o softcap estabelecido não for alcançado, normalmente o dinheiro arrecadado é devolvido e o ICO é considerado um fracasso.
Solidity
É uma linguagem de programação criada especialmente para desenvolver contratos inteligentes na blockchain Ethereum. Esses contratos inteligentes são executados pela Ethereum Virtual Machine (EVM) e facilitam a criação de aplicativos descentralizados.
Stablecoin
Criptomoeda criada com o objetivo de manter seu valor estável no mercado. Essa estabilidade é alcançada ao parear a criptomoeda em um ativo tradicional (como o dólar, reservas de um mineral, etc.)
Staking
Processo pelo qual um usuário adquire e bloqueia um número específico de tokens em sua carteira, com o objetivo de obter uma série de ganhos ou recompensas.
Swap
Em português, troca. Refere-se à troca de um criptoativos por outro dentro ou fora da mesma blockchain.
Testnet
Uma blockchain de teste, uma cópia da rede mainnet, na qual são testadas todas as funcionalidades de uma criptomoeda antes de ser lançada no mercado.
Ticker
Acrônimo que identifica uma criptomoeda no mercado, assim como as ações nas bolsas de valores. Ex: BTC, ETH, SOL
Token
No mundo das criptomoedas, é a representação digital de um ativo (físico ou não). Assim como as criptomoedas, os tokens não têm valor legal, pois são criados por entidades privadas para um uso específico.
Token de utilidade
É um tipo de token que dá aos seus detentores alguma utilidade como descontos em produtos, acesso a eventos, e vantagens em geral.
Token Não Fungível
Também conhecido como NFT, é uma solução que nos permite representar objetos com características únicas, irrepetíveis e indivisíveis dentro de uma blockchain. Exemplos de NFTs incluem alguns videogames onde são representados ativos que o jogador possui (como terrenos, casas, etc.), coleções de cards digitais e edições limitadas que podem ser comercializadas e chegam a receber valorizações altas. Um exemplo famoso foi em agosto de 2021, quando um NFT chamado "Os primeiros 5.000 dias" foi vendido por mais de $69 milhões de dólares.
Tokenomics
Refere-se a tudo relacionado à ciência de um token, desde sua criação, manutenção, funcionamento, distribuição, regulamentação, oferta e demanda, e outros mecanismos que intervêm em seu ecossistema.
Tps
Acrônimo de transações por segundo, referindo-se ao número de transações processadas em uma blockchain por segundo.
TradFi
Acrônimo de finanças tradicionais.
Trading
É a troca de moedas em tempo real com o objetivo de obter lucro.
Trustless
É um termo utilizado no contexto da tecnologia blockchain e das transações criptográficas para descrever um sistema no qual os participantes podem interagir e realizar transações sem a necessidade de confiar em uma entidade central ou em terceiros para garantir a segurança e a validade dessas transações. Em vez de confiar em intermediários ou terceiros de confiança, a confiança é estabelecida por meio de algoritmos criptográficos e verificação descentralizada.
White paper
Documento técnico que descreve as características e funcionalidades de um projeto baseado em tecnologia blockchain e sua moeda. A maioria das criptomoedas possui um white paper, sendo o mais famoso o que lançou a primeira criptomoeda, o bitcoin.