Um token é a mesma coisa que uma criptomoeda?

Ter uma criptomoeda não implica o mesmo que ser dono de um token. É importante entender a diferença.

No mundo das criptomoedas, muitas vezes os termos token e criptomoeda são usados como sinônimos. A realidade é que eles não são a mesma coisa. Ana explica as diferenças.”

As diferenças essenciais:

Token

  • Usa blockchains existentes
  • Não pode ser minerado
  • Tem múltiplas funções
  • Apenas tokens do tipo fungível podem ser divididos em unidades menores

Criptomoeda

  • Tem sua própria blockchain
  • É minerada
  • Sua função principal é adquirir bens ou serviços
  • Todas as criptomoedas podem ser divididas em unidades menores

Token é uma palavra anglo-saxônica que se origina de outra: «tācen».

Este termo não é novo em nosso vocabulário. Tem sido usado ao longo dos séculos para se referir precisamente a uma representação do dinheiro, algo valioso com o qual se pode realizar a troca de bens e serviços. Se voltarmos na história, os primeiros tokens surgiram por volta de 8.000 a.C. e foram criados para o mesmo propósito, a troca por mercadorias e serviços. No século XXI em que nos encontramos, também há exemplos em locais como cassinos, onde são usadas fichas para jogos. E, é claro, não podemos esquecer dos tokens digitais, aos quais estamos dedicando este tutorial.

O que é um token no mundo das criptomoedas?

No mundo das criptomoedas, o termo token, junto com o criptomoedas, é um dos mais frequentemente mencionados. Costuma ser usado como sinônimo de criptomoeda, mas isso é um equívoco.

De maneira sucinta, podemos defini-lo no mundo das criptomoedas como a representação digital de um ativo (físico ou não). Assim como as criptomoedas (até agora), eles precisam de valor legal, pois são criados por entidades privadas para um uso específico.

Token CryptoConexión
NFT

Diferenças entre token e criptomoeda

As distinções fundamentais são as seguintes:

  • As criptomoedas operam em sua própria blockchain, enquanto os tokens usam as blockchains de criptomoedas já existentes.
  • Os tokens não podem ser minerados, ao contrário das criptomoedas.
  • As criptomoedas foram concebidas para serem um método de pagamento, enquanto os tokens têm muitos outros usos, como participações em empresas, recompensas para usuários, ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas), participação em jogos e tokenização de ativos em geral.

Tipos de tokens criptográficos

Atualmente, existem diversas blockchains nas quais é possível criar tokens, como WAVES, TRON, Omni, Polygon e Cardano, entre outras. Além disso, há o Ethereum, que é a mais conceituada blockchain para construção de tokens, pois permite o desenvolvimento de Contratos Inteligentes de forma rápida e simples.

De maneira resumida, os tipos de tokens criptográficos que podem ser criados são os seguintes:

  • Token de Segurança: Criado para obter um benefício financeiro. Busca-se obter um retorno a partir da propriedade de uma parte de uma criptomoeda. É um contrato de investimento.
  • Token de Utilidade: O tipo mais utilizado em ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas). Não se trata de nenhum investimento financeiro; busca-se acessar serviços ou produtos emitidos por uma empresa.
  • Token de Pagamento: Com eles, é possível realizar pagamentos, semelhante ao que é feito com as criptomoedas.

Há também outro tipo de classificação muito importante:

  • Token Fungível: São aqueles que podem ser trocados e divididos sem perder seu valor. Para explicar melhor esse conceito, pense no dinheiro fiduciário: um dólar pode ser trocado por outro dólar sem perder seu valor, e também pode ser subdividido em unidades menores.
  • Token Não Fungível (NFT): Cada token um tem um valor único, e também não pode ser subdividido em unidades menores. Um exemplo de token não fungível pode ser um item de um videogame: um poder de um super-herói, algo único, não trocável e indivisível.Você pode aprofundar mais sobre o tema NFT neste tutorial.

Visita otros artículos relacionados

Comparte nuestro artículo:
LinkedIn
Facebook
Twitter
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Más sobre:

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio esta protegido por reCAPTCHA y laPolítica de privacidady losTérminos del servicio de Googlese aplican.

El periodo de verificación de reCAPTCHA ha caducado. Por favor, recarga la página.

Te puede interesar