fbpx
Curso Cripto 1.0
Cryptoconexión

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia inovadora usada como um mecanismo para criptomoedas e o livro-razão onde todas as transações que ocorrem na rede digital são registradas.

Blockchain:  o que é e para que serve?

É um livro-razão onde todas as transações que ocorrem na rede digital de uma determinada criptomoeda são registradas. É um banco de dados distribuído onde as informações são armazenadas em todos os nós que fazem parte da rede e que só podem ser atualizadas pelo consenso de todos os seus participantes. As informações registradas na blockchain não podem ser apagadas ou editadas. É um banco de dados imutável e permanente. 

É uma tecnologia inovadora usada como mecanismo para criptomoedas e muitas outras aplicações. O foco dessa tecnologia é a segurança e verificabilidade de informações, já que sua rede é composta por muitos computadores que se atualizam e contribuem para evitar qualquer tipo de alteração dessas informações de maneira mal-intencionada. O poder da blockchain reside justamente em sua segurança. Todos os nós são atualizados e sincronizados em questão de segundos; se os dados desaparecessem de um nó da rede, nada seria alterado, pois as informações manteriam sua integridade no restante dos nós que a compõem. 

A blockchain foi projetada para o setor financeiro, mas é mais conhecida por seu uso no mundo das criptomoedas. Hoje em dia, muitos setores utilizam a tecnologia blockchain. Por exemplo, empresas que fornecem armazenamento na nuvem, entidades científicas que usam patentes, empresas de registros de propriedade, instituições educacionais (que a usam para certificar seus cursos); e uma das aplicações mais interessantes: o voto eletrônico, que precisa de muita segurança – e essa tecnologia garante isso, além de privacidade e investimentos não excessivos. 

A título de exemplo, podemos mencionar os casos da montadora Ford, que usa blockchain para monitorar os materiais que garantem a qualidade dos seus produtos, ou da WalMart, que aproveita essa tecnologia para monitorar o fornecimento de alimentos, permitindo que o consumidor possa ver e comprovar de onde vem o produto. Estes são apenas dois exemplos em milhares.

Como funciona?

Blockchain é uma tecnologia dinâmica que está em constante evolução.

Os computadores se conectam à rede a partir de nós interligados. Esses nós registram os blocos (elementos da blockchain onde todas as transações da rede são registradas) por meio de um sistema de consenso de todos os nós, com o qual se prova que um determinado problema matemático foi resolvido. O sistema de consenso usado por muitas criptomoedas, como o bitcoin, é a prova de trabalho (PoW), embora existam outros como Lisk ou Stratis que usam prova de participação (PoS).

 Não é possível falsificar informações em uma blockchain, pois seria necessário o consenso de todos os seus nós para fazer algo assim.  

O funcionamento da blockchain, usando um exemplo de um suposto envio de dinheiro, é o seguinte:

O que é blockchain?
Más sobre:
CURSO

Cripto 1.0

Un curso para adentrarte a la nueva economía digital, aprende conceptos de criptoactivos, NFTs, blockchain, etc.

Tu opinión es importante.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Te puede interesar