O que são Organizações Autônomas Descentralizadas?

Ana explica os conceitos básicos das DAOs, uma ideia que se tornou realidade graças à tecnologia blockchain.
Organizações Autônomas Descentralizadas

Frente às organizações tradicionais, as DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas) representam um mundo totalmente diferente. Aqui você vai descobrir.



O que você precisa saber sobre as DAOs?

  • A ideia das DAOs não é nova, surgiu em 1997, mas só se tornou efetiva em 2015 com o surgimento do Ethereum.
  • Elas são organizações descentralizadas, autônomas, transparentes e seguras.
  • Seu funcionamento é baseado, principalmente, no uso de tokens.
  • A estrutura das DAOs é horizontal, não há hierarquias.
  • Elas não são fáceis de criar.
  • Estão sujeitas à legislação dos países.


A descentralização se tornou uma busca constante, a ponto de impulsionar a criação de novas tecnologias, incluindo as DAOs (Decentralized Autonomous Organization, em inglês), ou Organizações Autônomas Descentralizadas. Esse tipo de organização não possui escritórios físicos nem funcionários como as tradicionais, mas é totalmente baseada em tecnologia.

Conforme o nome sugere, as DAOs não são controladas por nenhuma entidade. Elas são regidas por contratos inteligentes - elementos que definem as regras que governam esse tipo de organização - que são executados e armazenados na tecnologia blockchain.

Todas as DAOs estão direcionadas a uma missão específica, sempre evitando intermediários para atingir o objetivo (ou seja, sempre buscando a descentralização). As missões podem variar muito, desde a resolução de um problema específico, gerar valor para a organização, até mesmo autofinanciamento para aquisição de algo.

Historia

 Embora tenha começado a ser usado junto com outros termos como blockchain e criptomoedas, o termo DAO não é algo recente. O conceito de organização autônoma descentralizada foi introduzido por Werner Dilger, um importante professor de Informática que, em 1997, desenvolveu um trabalho chamado "Organização Autônoma Descentralizada de Casa Inteligente, Seguindo o Princípio do Sistema Imune”.

Nesse trabalho, as bases foram definidas para a criação de casas inteligentes (residências com um alto nível de funções automatizadas). No entanto, o conceito de DAO não pôde ser implementado naquela época, pois a tecnologia disponível não era apropriada - as DAOs teriam que esperar a chegada da blockchain para se tornarem realidade.

Após o professor Dilger, houve várias tentativas de chegar ao que hoje entendemos como uma DAO, mas foi somente com a criação do Ethereum em 2015 - graças à implementação dos contratos inteligentes - que a ideia proposta por Werner Dilger começou a tomar forma.

Na história e evolução das DAOs, é importante mencionar o exemplo mais famoso até o momento: The DAO. Foi uma organização autônoma descentralizada criada em 2016. Concebida para operar como um fundo de capital de risco, o objetivo do The DAO era que apenas os participantes da organização decidissem sobre os projetos a serem financiados.

O projeto conseguiu arrecadar 150 milhões de dólares, mas infelizmente uma vulnerabilidade em seu código fez com que um cibercriminoso se apropriasse de 50 milhões de dólares, levando ao colapso dessa DAO.

Funcionamento em Organizações Autônomas Descentralizadas

O conceito das DAOs é muito bom, no entanto, para desenvolver uma organização desse tipo, é necessário ter conhecimentos avançados na criação de contratos inteligentes; que, como mencionamos, são a base dessa inovação, pois neles são definidas as regras que regem as DAOs.

A participação nas DAOs ocorre principalmente por meio da posse de tokens, que podem ser obtidos em uma exchange ou através da realização de trabalhos na DAO. São os chamados tokens de governança. Esses tokens são necessários para que a organização tenha algum meio de autofinanciamento, além de recompensar os membros da DAO que realizam tarefas dentro da entidade. Também existem outros modelos de participação, embora sejam menos usados, como os baseados em ações e reputação na DAO.


Organizaciones Autónomas Descentralizadas DAO CryptoConexion
Organizações Autônomas Descentralizadas
Fonte: Freepik

Vantagens e Desvantagens

Comparadas às organizações tradicionais, as DAOs oferecem uma série de vantagens. Aqui estão algumas delas:

DAOsOrganizações Tradicionais
Estrutura horizontal.Estrutura hierárquica.
A tomada de decisões e mudanças requer votação dos membros.Depende da estrutura da organização: a tomada de decisões pode depender da votação de alguns membros ou da determinação de uma única pessoa ou grupo de pessoas.
Funcionamento público e transparente.Funcionamento privado.
Descentralizadas.Centralizadas.
Transparentes. Toda a informação é acessível a todos os membros da DAO.Opacas. A informação não é acessível a todos os membros da organização.

Quais são as principais desvantagens enfrentadas por esse tipo de organização? Poderíamos mencionar duas. Em primeiro lugar, as DAOs são difíceis de criar, nem todos têm o conhecimento necessário para fazê-lo.

Por outro lado, em diferentes países, essas organizações são obrigadas a cumprir legislações (em outras nações, está sendo considerada a possibilidade de regulamentação). No entanto, não há clareza sobre as regras aplicáveis, nem uma definição clara sobre questões-chave (como impostos). Nesse contexto, é importante observar que aqueles que criam uma DAO, promotores e defensores da descentralização, não esperam estar sujeitos a regras ou leis de terceiros (uma instância central de controle).

Certamente, o assunto das DAOs já deve ter despertado seu interesse - e é claro que você quer saber mais sobre esse tipo de organização. No CryptoConexión, você pode continuar se informando através de diferentes textos que preparamos para você, que o ajudarão a compreender o mundo das organizações autônomas descentralizadas. Você aprenderá a aproveitar ao máximo esse tipo de organização e mostraremos vários exemplos (Colonia, H.E.R DAO Latam, HeirLoomDAO) que demonstram os objetivos que esse tipo de entidade pode alcançar.

Assim como em outros tópicos relacionados a criptomoedas e blockchain, a CryptoConexión está aqui para te acompanhar em sua exploração.

Comparte nuestro artículo:
LinkedIn
Facebook
Twitter
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Más sobre:

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio esta protegido por reCAPTCHA y laPolítica de privacidady losTérminos del servicio de Googlese aplican.

El periodo de verificación de reCAPTCHA ha caducado. Por favor, recarga la página.

Te puede interesar