O que a Arbitrum?

Arbitrum é a solução de camada 2 da Ethereum que melhora significativamente sua escalabilidade, reduz custos, aumenta o desempenho e a segurança das transações e também permite sua própria governança descentralizada.
O que a Arbitrum CryptoConexion

A Arbitrum permite aumentar a velocidade de processamento e reduzir o custo das transações na blockchain Ethereum.



O que você deve saber

  • É uma blockchain de camada 2 sobre a Ethereum.
  • Seu objetivo é diminuir o custo por transação e aumentar a velocidade de processamento.
  • A mainnet da Arbitrum é a Arbitrum One.
  • A tecnologia na qual se baseia são os Optimistic Rollups.
  • Sua governança é fundamentada em uma DAO gerenciada através do token $ARB.


 O que é a Arbitrum?

É uma blockchain de camada 2 (Layer 2 ou L2) baseada na Ethereum cujo objetivo é reduzir o custo por transação e aumentar a velocidade de processamento.

arbitrum
Fonte: Arbitrum

Historia do projeto da Arbitrum

O histórico deste projeto até o momento é o seguinte:

  • 2013: Início acadêmico da ideia da Arbitrum.
  • 2018: Publicação do primeiro documento da Arbitrum, a primeira conceituação do que eles queriam construir.
  • 2020: Começaram a procurar tecnologia na qual fundamentar o projeto para que fosse compatível com EVM (Ethereum Virtual Machine), considerando o uso do WebAssembly (WASM).
  • Outubro de 2020: Lançamento da testnet Arbitrum rollup.
  • Maio de 2021: Lançamento da versão beta da Arbitrum One para desenvolvedores, a mainnet em sua fase beta.
  • Agosto de 2021: Abertura da Arbitrum One beta para o público em geral.
  • Julho de 2022: Lançamento para desenvolvedores da Arbitrum Nova, a cadeia AnyTrust Chain.
  • Agosto de 2022: Lançamento da Arbitrum Nitro, uma atualização da Arbitrum One que proporciona uma maior capacidade de rede e reduz consideravelmente os custos por transação. Ao mesmo tempo, a Arbitrum Nova se torna acessível ao público em geral.
  • Março de 2023: Lançamento do token Arbitrum $ARB.

Como funciona a Arbitrum?

Ethereum é, sem dúvida, a blockchain mais utilizada e popular no momento, mas também a mais congestionada, com o maior volume de transações a serem processadas e altas taxas de gas, o que causa desvantagens para seus usuários. Em busca de soluções, a Ethereum está desenvolvendo melhorias significativas, mas ainda não conseguiu aumentar a velocidade de processamento que resolveria muitos de seus problemas, e eles continuam trabalhando nisso. Portanto, foram buscadas soluções alternativas, como as soluções de camada 2 (ou Layer 2), como a Arbitrum, que sem dúvida estão sendo de grande ajuda.

A Arbitrum é baseada na tecnologia dos Optimistic Rollups. Essa tecnologia permite aumentar a capacidade de processamento da Ethereum, que é a blockchain de camada 1 na qual ela se baseia. Todas as transações são agrupadas em uma única transação gerada na camada 2 e enviada para a Ethereum, a camada 1. O processamento ocorre na camada 2, o que não apenas reduz a congestão na camada 1, mas também diminui os custos e as taxas de gas por transação, que são divididas entre os diferentes emissores das transações contidas nessa única transação.

O ciclo de vida de uma transação na Arbitrum é o seguinte:

  • As transações são recebidas por uma entidade chamada "Sequenciador", que as ordena e combina em uma única transação.
  • Essa transação é enviada para a Ethereum.
  • Embora os dados da transação sejam publicados na blockchain da Ethereum, a execução da transação ocorre fora da corrente e é realizada pelos validadores da Arbitrum. Uma vez executada, ela é publicada na Ethereum, e os validadores fazem um stake na cadeia para poderem receber uma recompensa. Isso serve para que, se eles tiverem feito algo de forma fraudulenta, percam esse stake.
  • Uma vez publicada, há um período em que qualquer validador pode contestar a transação e provar que houve fraude.
  • Se nenhuma fraude for relatada, a transação é confirmada.

A Arbitrum possui a Arbitrum Virtual Machine, onde todos os contratos inteligentes são executados e é totalmente compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM). Isso facilita a migração de DApps da Ethereum para a Arbitrum e vice-versa por parte dos desenvolvedores.

Correntes Arbitrum

A tecnologia na qual se baseia, os Optimistic Rollups, é excelente porque oferece baixos custos e maior desempenho do que as soluções de camada 1, com garantias máximas de segurança. No entanto, para certas aplicações, como jogos, é necessário reduzir ainda mais esses custos e melhorar as velocidades, por exemplo, de retiradas de ativos fungíveis. Para esses casos, as cadeias AnyTrust Chains são ideais.

O funcionamento é o seguinte: uma AnyTrust Chain é composta por um "comitê de nós", entre os quais se faz uma suposição quanto à honestidade de um número específico desses nós. Dessa forma, ao confiar neste “comitê”, não é necessário registrar os dados das transações na camada 1, pois os nós da cadeia confiam nesses nós pertencentes ao comitê. Isso também economiza custos, já que o processamento das transações ocorre mais rapidamente. Se, em algum momento do processo de funcionamento, os membros do comitê se recusarem a cooperar ou ficarem bloqueados, o sistema continuaria funcionando no esquema de rollup convencional e o sistema AnyTrust seria retomado quando o problema fosse resolvido.

Uma dessas correntes AnyTrust Chain é a Arbitrum Nova. A diferença fundamental entre o Arbitrum One e o Arbitrum Nova é a tecnologia na qual estão baseadas. A Arbitrum One se baseia na tecnologia dos Optimistic Rollups, enquanto a Arbitrum Nova se baseia nas AnyTrust Chains..

Governança

Como parte do caminho em direção à descentralização absoluta, foi estabelecida a DAO (Organização Autônoma Descentralizada) da Arbitrum. Esta DAO é uma organização autônoma descentralizada construída na blockchain da Ethereum. É um mecanismo de governança impulsionado pela comunidade que permite aos detentores de tokens da Arbitrum ($ARB) propor e votar em mudanças na organização e nas tecnologias que ela governa. Os contratos inteligentes desta DAO estão baseados na Arbitrum One. 

O que a Arbitrum?
Fonte: Blog Arbitrum

O token $ARB é um token de governança ERC-20. Em 23 de março de 2023, ocorreu o lançamento do airdrop deste token. Ele pode ser armazenado em qualquer carteira compatível com Ethereum.

A governança da Arbitrum funciona com base em dois pilares fundamentais:

  • Conselho de Segurança: É um conselho composto por 12 membros eleitos pela DAO da Arbitrum. Este conselho é responsável por manter a segurança e o desempenho do Arbitrum.
  • Arbitrum DAO: É responsável pela governança da Arbitrum e de seu conselho de segurança.

O sistema de votação da DAO permite tomar decisões que afetam diretamente o sistema. Os detentores do token $ARB, como mencionado anteriormente, podem votar, mas também podem delegar seu voto para uma figura chamada delegado, que tem o poder de votar em nome do verdadeiro detentor.

Mais informações

Se deseja aprofundar em algum tópico sobre esta tecnologia, pode fazê-lo em sua página oficial aqui.

Gostaria de ler mais informações? Embora não tenham publicado um White Paper, você pode consultar os diversos documentos disponíveis em seu site da Fundação na seção "Learn". Também existe um White Paper para o Arbitrum Nitro, que você pode consultar Aqui.

Comparte nuestro artículo:
LinkedIn
Facebook
Twitter
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Más sobre:
Te puede interesar