O que é a XRP?

Um exemplo de como o setor financeiro e a indústria cripto podem colaborar.
O que XRP

Este projeto da Ripple Labs demonstra que a revolução cripto e o setor financeiro atual podem conviver.



Os principais dados sobre XRP

  • Esta é uma criptomoeda criada pela Ripple Labs, lançada em 2013, que busca unir os mundos dos bancos tradicionais com o da economia descentralizada.
  • É considerada "a criptomoeda dos bancos".
  • Diferentemente de outras criptomoedas, não possui blockchain.
  • Em 2020, a Ripple Labs foi processada pela SEC (Comissnao de valores mobiliários dos EUA) que alegava que a empresa estava violando várias leis dos Estados Unidos. A sentença do julgamento foi a favor da Ripple, que não é considerada um valor mobiliário nos EUA.

Ripple é um protocolo criado pela empresa Ripple Labs. Este protocolo é a base da criptomoeda XRP, que promete revolucionar o mundo dos bancos tradicionais.

O setor bancário evoluiu significativamente ao longo dos anos. Passamos de ter que ir à agência para realizar qualquer tipo de transação para praticamente não precisar fazê-lo em nenhum caso. Nesse contexto de evolução, XRP é considerada como a criptomoeda dos bancos, pois foi concebida para ser um complemento ao sistema bancário atual. Seu objetivo é tornar as transações mais rápidas e econômicas.

A Ripple Labs tem acordos de colaboração com instituições financeiras de diversos tipos, como Banco Santander (um banco espanhol com presença na América Latina), SBI Holdings e Bank of America (um dos bancos mais importantes dos Estados Unidos), entre outros. Você pode consultar todos os clientes em seu site, que é atualizado com frequência.

História do projeto Ripple

  • 2004: Inicia o desenvolvimento do protocolo RipplePay, o precursor do protocolo Ripple.
  • 2013: O criador da rede Edonkey, Jed McCaleb, consegue o apoio de um grupo de investidores para o projeto de desenvolvimento da Ripple. Neste ano, surge a Ripple Labs, inicialmente conhecida como OpenCoin, e a criptomoeda XRP é lançada.
  • 2014: O primeiro banco a se juntar ao projeto Ripple é o Fidor Bank, um banco digital alemão.
  • 2016: A Ripple obtém a licença de criptomoeda para XRP concedida pelo Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York.
  • 2017: É anunciada a parceria com mais de 100 entidades que utilizarão a tecnologia da Ripple para fornecer serviços de pagamento global instantâneo.
  • 2020: A SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) apresentou uma ação judicial contra a Ripple, acusando-a de oferecer valores não registrados através de seu criptoativo XRP.
  • 2023: Em 13 de julho, o caso foi decidido a favor da Ripple, concluindo que o XRP não é um valor mobiliário. Consequentemente, seu valor disparou 37%.

XRP

Fonte
: Ripple

Características técnicas

XRP não possui blockchain, que é um elemento fundamental presente na maioria das criptomoedas para verificar as transações. Em vez disso, utiliza uma tecnologia própria chamada algoritmo de consenso Ripple (RCPA), juntamente com DLT (Distributed Ledger Technology ou tecnologia de livro-razão distribuído), que é conhecida como XRPL. O protocolo RCPA é amplamente baseado no já existente protocolo de consenso PoS (Proof of Stake ou prova de participação).

Jed McCaleb pensou em uma criptomoeda que não dependesse da mineração para validar as transações na rede. Decidiu-se que os membros da rede aprovariam as operações por consenso. Esses membros são chamados de nós e são principalmente servidores validadores administrados majoritariamente pelos bancos, que utilizam a rede criada pela Ripple Labs, chamada Ripple Net.

Em 2013, a primeira versão do protocolo atual que fundamenta o projeto Ripple foi criada: Ripple Transaction Protocol (RTXP). Seu objetivo era reduzir o tempo de espera no banco tradicional para realizar transações, além de permitir a transferência de moedas fiduciárias, como o dólar, euro ou iene.

A infraestrutura do Ripple Net é gerenciada pela Ripple Labs (atualmente, 80% das criptomoedas XRP pertencem à empresa), o que torna o XRP um criptoativo altamente centralizado, desvirtuando o princípio de toda criptomoeda: sua descentralização. De acordo com a empresa, essa centralização permite que as transações sejam mais rápidas em comparação com outras criptomoedas, pois são validadas quase instantaneamente, e as taxas de transação são menores, uma vez que o consumo de energia é muito menor do que em outras criptomoedas.

A XRP tem um limite de emissão de 100 bilhões e todas as unidades já foram emitidas, portanto, não há mineração com essa criptomoeda. A diferença em relação a outras criptomoedas, nas quais todas as unidades também já foram emitidas, é que a empresa Ripple Labs pode decidir produzir mais unidades

Onde comprar XRP

Este criptoativo pode ser adquirido nas principais exchanges, como Binance, Coinbase, BitFinex e Etoro, entre outras.

Atualmente

Ripple Labs e, portanto, sua criptomoeda XRP, não estão passando por seu melhor momento. Em 2020, a empresa foi processada por dois grupos de investidores que alegavam que a empresa estava violando várias leis dos Estados Unidos. No entanto, o desafio mais significativo é, sem dúvida, a investigação aberta (em dezembro de 2020) pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos. A SEC considera que o XRP foi comercializado sem estar devidamente registrado.

Essas situações causaram uma queda drástica no valor do XRP e levaram alguns exchanges, como a Coinbase, a deixarem de oferecê-lo. Para enfrentar essa situação, a Ripple tomou várias medidas, incluindo a incorporação de Rosa Gumataotao Ríos (de origem mexicana) à sua diretoria. Ela foi a Tesoureira dos Estados Unidos durante a presidência de Barack Obama.

Em 13 de Julho de 2023, a Ripple ganhou o processo no qual a SEC abriu contra a empresa. O que fez a criptomoeda XRP valorizar 60% em poucos minutos. A vitória da Ripple foi também uma vitória para todo o mercado, pois provavelmente se tornará jurisprudência para outras criptomoedas com mesmas características de PoS.

Mais informações

Se você deseja se aprofundar em algum tema sobre esta criptomoeda e seu blockchain, você pode fazê-lo em sua página oficial aqui.

Gostaria de ler o White Paper do XRP? Você pode obtê-lo aqui

Comparte nuestro artículo:
LinkedIn
Facebook
Twitter
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Más sobre:

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio esta protegido por reCAPTCHA y laPolítica de privacidady losTérminos del servicio de Googlese aplican.

El periodo de verificación de reCAPTCHA ha caducado. Por favor, recarga la página.

Te puede interesar