O que é um domínio NFT?

Neste tutorial, a Ana te explica o que é um domínio NFT, como adquirir um e quais são suas aplicações.
O que e um dominino NFT CryptoConexion

Esses domínios são um elemento importante na revolução Web3.



Por que os domínios NFT são importantes?

  • Um domínio NFT é um token não fungível que opera em uma blockchain pública.
  • O comprador do domínio é o único que pode gerenciá-lo, pois os intermediários são eliminados.
  • Substitui os endereços longos e difíceis de lembrar das carteiras de criptomoedas, que são necessários para realizar transações, pelo nome do domínio NFT.
  • Permite o acesso direto a diferentes aplicativos hospedados na Web3, usando o nome do domínio como nome de usuário.
  • Possibilita a criação de conteúdo de forma descentralizada, sem depender de plataformas centralizadas.
  • É possível registrar um domínio NFT através de programação ou usando os serviços de um registrador.
  • Atualmente, o registrador de domínios NFT mais importante do mercado é o Unstoppable Domains. desde a resolução de um problema específico, gerar valor para a organização, até mesmo autofinanciamento para aquisição de algo.

Nome do domínio

Um nome de domínio é a forma como identificamos o texto que está atrás do "www" em páginas da web (www.cryptoconexion.com) ou atrás do símbolo "@" em endereços de e-mail (info@cryptoconexion.com). Em ambos os exemplos, o nome de domínio é cryptoconexion.com. Esses nomes de domínio estão ligados a endereços IP, que são difíceis de lembrar - um exemplo de endereço IP: 170.214.336.209. Essa dificuldade é o que motiva o uso de domínios.

Servidores chamados Servidores DNS (Domain Name System; Sistema de Nomes de Domínio) convertem os nomes de domínio em endereços IP, para garantir o correto funcionamento dos serviços associados aos domínios.

Você provavelmente já está familiarizado com esse assunto de nomes de domínio, especialmente os que poderíamos chamar de "tradicionais", pois são fundamentais para o funcionamento da internet e para o que hoje chamamos de Web2. Esses nomes de domínio são altamente centralizados, controlados por diferentes organizações e empresas, o que não permitiu desenvolver suficientemente essa tecnologia para avançar na criação de serviços associados a eles.

Atualmente, sempre buscando a tão desejada descentralização, estamos no processo de desenvolvimento da Web3, e é aí que os nomes de domínio deram lugar à sua modalidade em NFT.


Dominio
Fonte: Freepik

Domínios NFT

Os domínios NFT são tokens não fungíveis que operam em uma blockchain pública. Eles consistem em um conjunto de dados que podem conter informações relacionadas a pessoas, entidades, páginas da web, transações, etc.

A propriedade desses domínios pertence ao comprador; somente ele é o proprietário, não há nenhuma entidade intermediária que auxilie em sua gestão, como ocorre com os domínios tradicionais da Web2.

A ideia desses domínios surgiu em 2011, quando o protocolo BitDNS (agora chamado Namecoin) foi criado na blockchain do Bitcoin. Esse sistema permitiu que os nomes de domínio pudessem ser gerenciados por meio de chaves descentralizadas.

Para entender o que é um domínio NFT, você precisa primeiro entender o que é um NFT. Os tokens não fungíveis, ou NFTs, são baseados na tecnologia blockchain - se você estiver interessado, pode se aprofundar no assunto com este texto. Os NFTs, por meio dos contratos inteligentes em que se baseiam, possibilitam as diferentes funcionalidades dos domínios NFT, já que cada token não fungível fornece informações sobre a titularidade do domínio, e a descentralização oferece um nível maior de segurança.

As funções mais importantes oferecidas por um domínio NFT são:

  • Substituição dos longos e difíceis de lembrar endereços de carteiras de criptomoedas (necessários para realizar transações) pelo nome de domínio NFT. Basta configurar essa funcionalidade na plataforma onde o domínio foi adquirido.
  • Acesso a diferentes aplicativos hospedados na Web3 diretamente com o nome de domínio como nome de usuário. Para isso, esses aplicativos precisam ser compatíveis com a blockchain em que o domínio foi "minteado" e devem aceitar domínios NFT.
  • Criação de conteúdo de forma descentralizada, sem depender de intermediários - por exemplo, para criar um site, não é mais necessário contratar um serviço de hospedagem, pois ele é diretamente hospedado na blockchain. Com a propriedade intelectual do domínio NFT e a tecnologia que o suporta, é possível criar conteúdo de forma independente.

NFT Dominio
Fonte: Freepik

Como obter um domínio NFT?

O registro de domínios tradicionais é realizado por meio de registradores oficiais acreditados pelo ICANN, a organização sem fins lucrativos responsável pela coordenação dos nomes de domínio na internet, além de zelar pela segurança desta rede global.

Esses registradores são empresas privadas que devem cumprir uma série de requisitos e alugam os domínios por um período determinado; quando o prazo termina e se deseja continuar usando esse nome de domínio, é necessário efetuar um novo pagamento.

Nessas entidades de registro, podemos primeiro verificar se o domínio desejado está disponível ou não. Além disso, muitas dessas organizações também oferecem outros serviços, como hospedagem de sites e serviços de e-mail. A centralização no registro e manutenção desses domínios é bastante significativa, diferenciando-se dos domínios NFT, nos quais a centralização é eliminada.

O registro de um domínio NFT é realizado integralmente em uma blockchain, o que, por si só, proporciona descentralização imediata devido ao próprio conceito de uma cadeia de blocos. Não existe nenhuma entidade central, como o ICANN, encarregada de gerenciar esse aspecto. Mas, então, como podemos registrar um domínio NFT?

Um domínio NFT é, em si, um NFT, portanto, é preciso considerar como podemos "mintar" um NFT, algo que já aprendemos neste tutorial. Existem duas abordagens:

  • Através de programação
  • Por meio de um mercado de NFTs ou plataforma que ofereça esse tipo de tokens não fungíveis.

A criação de um NFT por programação não é algo simples, pois requer conhecimentos avançados em programação. Diante da complexidade de criar um domínio NFT dessa forma, muitos usuários optam por recorrer a plataformas ou mercados especializados na criação desse tipo de tokens.

Se o registro é feito por meio de um mercado NFT ou empresa que cuida do registro desses domínios, é possível encontrar duas modalidades:

  1. O aluguel por um período determinado do domínio NFT
  2. A compra vitalícia.

A segunda opção se assemelha mais ao conceito de compra de NFTs, enquanto a primeira alternativa, de aluguel, se assemelha à forma de obtenção de domínios tradicionais.

É importante que você estude bem os diferentes registradores de domínios, pois existem disparidades significativas nas taxas de renovação que eles oferecem, que em muitos casos são bastante elevadas.

Nesses mercados de NFTs ou registradores de domínios NFT, existem entidades importantes como Unstoppable Domains, ENS, RSK e Trust, para citar algumas. A seguir, falaremos sobre as duas primeiras.


Obtener Dominio NFT
Fonte: Freepik

Unstoppable Domains

Unstoppable Domains é considerado o primeiro registrador de domínios NFT do mercado, com mais de 2,5 milhões de domínios NFT registrados até outubro de 2022. A empresa, sediada em São Francisco, Califórnia, foi fundada em 2018 por Matthew Gould, Bogdan Gusiev, Bradley Kam e Braden Pezeshki. Em julho de 2022, eles conseguiram 65 milhões de dólares em sua primeira rodada de financiamento.

Para obter um domínio NFT com Unstoppable Domains, é necessário realizar dois processos: a compra do domínio e a "mintagem" do mesmo.

As diferentes extensões de domínio ou TLDs (Top Level Domains) NFT oferecidos pela Unstoppable Domains são: .crypto, .nft, .x, .wallet, .bitcoin, .dao, .888, .zil e .blockchain. É importante notar que a organização não cobra taxas de gás adicionais para renovação ou "mintagem" do domínio, ao contrário de outros registradores.

No caso da "mintagem", eles assumem as taxas. E quando se trata de renovação, essa opção não existe, ao contrário de outros registradores. Você não precisa renovar a propriedade do domínio NFT; você o compra uma vez e não precisa pagar novamente.

A compra em si é bastante simples. Você seleciona o domínio que deseja adquirir e, se estiver disponível, procede ao pagamento. Existem diferentes formas de pagamento, incluindo pagamento com criptomoedas.

Para obter a propriedade e controle absoluto do domínio NFT, o próximo passo é a "mintagem" na rede Polygon. "Mintar" um domínio NFT é basicamente publicar o domínio na blockchain. Para isso, você precisa de uma carteira compatível com a Polygon, que é a blockchain usada pela Unstoppable Domains.

As carteiras recomendadas pela Unstoppable Domains são Metamask e Coinbase Wallet, mas existem outras que podem ser utilizadas. Você pode verificar quais são na seção de Aplicativos de seu site. Esse processo é simples e é realizado na plataforma da empresa, na seção "My Domains Page". Após a "mintagem" do domínio NFT, a propriedade é transferida para o proprietário, e a Unstoppable Domains não pode acessar nenhum dado relacionado a ele.

Para utilizar um domínio NFT, ou seja, torná-lo visível como um site, é necessário um navegador, assim como fazemos na Web2. A tecnologia usada para os domínios NFT não se baseia mais no DNS (como nos domínios tradicionais), por isso os navegadores precisam se adaptar a essa nova tecnologia blockchain.

Nesse aspecto, os navegadores compatíveis com a Unstoppable Domains são o Opera e o Brave, que são considerados nativos, ou seja, não precisam de extensões adicionais para funcionar. Por outro lado, o Chrome, o Firefox e o Edge exigem a instalação de uma extensão especial para funcionarem corretamente.

A Unstoppable Domains também está focada em garantir a representação das mulheres na Web3, o que estão fazendo por meio da iniciativa "Unstoppable Woman of Web3", da qual a CryptoConexión faz parte, e com quem criaram um novo projeto voltado para as latinas: WAGMI LatAm.


Unstoppable Domains
Fonte: Unstoppable Domains

Ethereum Name Service (ENS)

É outro dos registradores de domínios NFT mais importantes, especificamente oferece o domínio NFT: .eth.

O Ethereum Name Service é um projeto de registro de nomes de domínio NFT que foi concebido em maio de 2017. Seus criadores: Alex Van de Sande e Nick Johnson, membros da Fundação Ethereum.

Em 2021, o projeto lançou um token, ENS, e se tornou uma DAO, na qual os detentores do ENS são responsáveis por tomar as decisões. A empresa legalmente associada à DAO é a True Names Limited.

A base tecnológica deste projeto é a blockchain Ethereum. A compra de um domínio ENS em sua plataforma é feita de forma simples - verificando previamente se o domínio está disponível e realizando o pagamento conectando uma carteira compatível com Ethereum à plataforma que contenha ethers.

As diferenças com a Unstoppable Domains são:

  • No ENS, não é possível adquirir domínios vitalícios. Trata-se de um aluguel baseado em um número de anos, que o comprador selecionará inicialmente. O prazo pode ser renovado. Na Unstoppable Domains, a compra é vitalícia.
  • O pagamento no ENS deve ser feito com ethers; na Unstoppable Domains, existem outros métodos de pagamento.
  • No ENS, apenas domínios NFT .eth podem ser registrados. Na Unstoppable Domains, há uma maior variedade.
  • No ENS, as taxas de gás devem ser pagas pelo comprador. A Unstoppable Domains assume essas taxas e não as repassa ao cliente.

Brantly Ethereum Name Service
Fonte: Ethereum Name Service

Como mostrou este texto de Ana, o impacto das inovações NFT parece não ter limites - até mesmo transformará o conceito de domínio. Precisa aprofundar seus conhecimentos cripto para compreender e dimensionar essa revolução.

Se esse for o seu caso, então você não pode perder o Cripto 1.0, o primeiro curso da CryptoConexión.

No Cripto 1.0, você aprenderá os conceitos básicos da economia baseada em inovações cripto, como NFTs, blockchain, criptoativos, carteiras, metaverso e, é claro, exchanges.

Inscreva-se no Cripto 1.0 aqui e junte-se à economia do futuro.

Comparte nuestro artículo:
LinkedIn
Facebook
Twitter
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Más sobre:

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio esta protegido por reCAPTCHA y laPolítica de privacidady losTérminos del servicio de Googlese aplican.

El periodo de verificación de reCAPTCHA ha caducado. Por favor, recarga la página.

Te puede interesar