O que Optimism?

Optimism é uma blockchain de segunda camada cujo objetivo é aprimorar as funcionalidades do Ethereum.
O que Optimism CryptoConexion

A velocidade de processamento e o custo do gas fee são algumas das fraquezas em muitas blockchains. É necessário melhorar esses aspectos para descongestionar a rede e aprimorar o funcionamento das blockchains. O Optimism e sua tecnologia conseguiram essa melhoria na blockchain do Ethereum, além de reduzir o custo das taxas por transação (gas).



Isso é o que você deve saber

  • É uma blockchain de segunda camada.
  • Sua operação é baseada em Optimistic Rollups.
  • Aumenta a velocidade de processamento e reduz o custo do gas fee.
  • O projeto busca estabelecer uma Superchain onde diferentes blockchains possam colaborar.
  • Em junho de 2023, foi lançada a atualização Bedrock, que permite diversas melhorias na gestão e execução dos blocos.


O que é Optimism?

É uma blockchain de camada 2 (Layer 2 ou L2) baseada no Ethereum cujo objetivo é reduzir o custo por transação e aumentar a velocidade de processamento.

Historia da Optimism

A blockchain possui um roadmap definido que pode ser consultado em seu site. Até o momento, os marcos alcançados são os seguintes:

  • Junho de 2019: Apresentação da solução que fundamenta a blockchain Optimism, chamada de Optimistic Rollups.
  • Outubro de 2019: Lançamento da testnet, denominada Unipig.
  • Setembro de 2020: A testnet é tornada compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM).
  • Janeiro de 2021: Lançamento da Alpha mainnet.
  • Outubro de 2021: A mainnet se torna equivalente à EVM.
  • Dezembro de 2021: A mainnet é configurada como código aberto.
  • Fevereiro de 2023: Início do trabalho na próxima atualização do Optimism, chamada de Bedrock, a atualização do Optimism. Neste mesmo mês, a Coinbase se junta como desenvolvedora principal da base de código OP Stack e lança uma nova blockchain L2 construída sobre ela, chamada Base.
  • Junho de 2023: Lançamento de Bedrock.

Optimism
Fonte: Optimism

Como funciona a Optimism?

Para alcançar a otimização tão desejada das blockchains, neste caso do Ethereum, é necessário aumentar a velocidade de processamento das transações, reduzindo assim a congestionamento da rede. Para isso, as soluções de camada 2, como o Optimism, contribuem com sua tecnologia para alcançar esse objetivo.

O Optimism, por sua vez, utiliza um mecanismo do Ethereum chamado Optimistic Rollups. Os Optimistic Rollups são protocolos de camada 2 que ampliam a capacidade de processamento da camada 1 do Ethereum, permitindo que as transações sejam processadas fora da cadeia de blocos. Isso aumenta a velocidade de processamento. Além de melhorar a escalabilidade em até 10 a 100 vezes, esses rollups também reduzem o custo de gás necessário por transação.

O Optimism está em constante sincronização com o Ethereum, e a comunicação entre ambas as blockchains é contínua e ocorre por meio de contratos inteligentes. Diferentes criptoativos, como ether e diferentes tokens ERC-20, ERC-721 e ERC-1155, podem ser transferidos entre elas. O token nativo do Optimism é o OP. Quando um número específico de transações é processado, uma única transação é gerada e engloba todas elas, sendo enviada para a cadeia principal, o Ethereum. A redução nos custos de gás ocorre porque, ao ser uma única transação, esses custos são divididos entre os diferentes usuários cujas transações fazem parte dessa única transação que é enviada ao Ethereum.

O processamento das transações off-chain, ou seja, na blockchain do Optimism, ocorre na Optimism Virtual Machine (OVM), que é o ambiente de execução para contratos inteligentes que são executados em um Optimistic Rollup e que funciona sobre a blockchain do Ethereum.

Blocos

A produção de blocos com o Optimism é gerenciada por uma figura chamada sequenciador, que recebe e confirma as transações, fornece atualizações de estado, constrói e executa os blocos da camada 2 e envia as transações para a camada 1.

Os blocos gerados na cadeia da blockchain são armazenados em um contrato inteligente do Ethereum chamado Canonical Transaction Chain. Em 2023, com a atualização do Optimism chamada Bedrock, o armazenamento dos blocos passou a ser feito em um endereço da cadeia Ethereum sem a necessidade de um contrato, a fim de reduzir os custos de gás nesta camada L1. Os blocos pendentes são enviados em grandes lotes para a rede principal do Ethereum, reduzindo assim o custo de gás por transação.

Essa nova atualização do Optimism, Bedrock, introduz várias modificações técnicas na gestão e execução dos blocos, que podem ser consultadas em inglês.

Superchain

O projeto propõe, em sua busca por melhorar as características das blockchains, em vez de trabalhar de forma isolada criando diferentes blockchains, aproveitar o que cada uma dessas cadeias de blocos oferece e avançar juntas em direção a um objetivo comum. Isso é o que eles chamam de Superchain no Optimism.

A Superchain tem como objetivo integrar as blockchains de camada 2, que de outra forma estariam isoladas, em um único sistema interoperável.

Uma dessas blockchains que se integra a essa Superchain é a Base, a blockchain da Coinbase, que se baseia na tecnologia do Optimism, especificamente na pilha OP Stack do Optimism.

Vantagens e desvantagens do Optimism:

Vantagens:

  • Maior escalabilidade: O Optimism permite o processamento mais rápido de transações, melhorando a escalabilidade.
  • Baixas taxas de gás: O processamento de transações off-chain e em grandes lotes reduz significativamente as taxas de gás por transação.
  • Portabilidade: Os desenvolvedores podem migrar facilmente seus DApps do Ethereum para o Optimism, pois a Máquina Virtual Ethereum (EVM) e a Máquina Virtual Optimism (OVM) são totalmente compatíveis

Desvantagens:

  • Segurança: Embora o Optimism seja bastante seguro, é necessário melhorar ainda mais essa característica.
  • Centralização: Neste momento, a rede Optimism é gerenciada pela equipe do projeto, o que implica uma centralização em certo grau. No entanto, o objetivo futuro é eliminar essa característica.
  • Retiradas: Um dos maiores inconvenientes é o atraso nas retiradas de fundos, uma vez que requer a validação de atores externos, o que pode atrasar o processo.

Mais informações

Se deseja aprofundar em algum tópico sobre esta tecnologia, pode fazê-lo em sua página oficial aqui.

Gostaria de ler mais informações? Embora não tenham publicado um White Paper, você pode consultar os diversos documentos disponíveis em seu site. Aqui.

Comparte nuestro artículo:
LinkedIn
Facebook
Twitter
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Más sobre:
Te puede interesar