Solana, a grande promessa no mundo das criptomoedas

Solana é um projeto blockchain de código aberto cuja criptomoeda nativa é chamada Solana (SOL), que é um token de utilidade (utility token).
Destacada-Solana

Solana começa a se destacar em diferentes áreas como a opção preferida, como na criação de NFTs.

O que você deve saber sobre a Solana

  • É uma blockchain de código aberto.
  • Sua criptomoeda nativa é a SOL.
  • Foi criada em 2017.
  • Seu objetivo é melhorar a velocidade de processamento de transações.
  • Utiliza o protocolo de consenso PoS combinado com PoH.
  • É uma das blockchains favoritas para o desenvolvimento de DApps, NFTs e projetos DeFi.

Breve história

O projeto Solana (Solana Labs) é um projeto blockchain ainda jovem, pois nasceu em 2017. Seu criador foi Anatoly Yakovenko, que se juntou a Greg Firtzgerald, seu colega na Qualcomm. A ideia de Anatoly era aprimorar o ecossistema cripto com sua experiência, principalmente a velocidade de processamento nas transações. Para seu financiamento, foi lançada uma ICO em 2017, e em 2018 ocorreu o lançamento da empresa Solana Labs pela Fundação Solana. O nome do projeto vem de uma praia na Califórnia com o mesmo nome, onde Yakovenko passou boa parte de sua vida.

Características técnicas

Yakovenko buscava, entre outras coisas, melhorar a velocidade de processamento das transações, e ele conseguiu. No momento da publicação deste artigo, Solana tem uma velocidade de 65.000 transações por segundo (tps). Segundo Yakovenko, esse número pode ser ainda maior (seu White Paper estabelece esse dado em 710.000 tps), mas atualmente a limitação está no hardware. Os equipamentos que realizam o processamento da informação não conseguem atingir a velocidade que realmente poderiam. Solana é atualmente a blockchain mais rápida e escalável do mercado.

Essa velocidade de processamento foi alcançada graças à tecnologia que a Solana utiliza: o protocolo de consenso PoS, juntamente com a tecnologia Proof of History (PoH), ou prova de histórico, em português. PoH não é propriamente um protocolo de consenso; é um mecanismo que registra as transações dentro de um bloco de maneira diferente do que vinha sendo feito até então. Com PoH, as transações são ordenadas com um carimbo de tempo, reduzindo significativamente o tempo de espera que os nós precisam para validar cada bloco.

Solana também conta com o Turbine, um protocolo de propagação de bloco que facilita a entrega de informações aos nós. Para isso, ele divide as informações dos blocos e as transfere pela rede; essas informações são reconstruídas em cada nó. Se você estiver interessado, pode obter mais informações sobre o Turbine em inglês aqui.

Solana, DApps, NFTs e DeFi

Dada a grande escalabilidade da Solana, ela se tornou a blockchain preferida para o desenvolvimento de DApps e projetos DeFi.

Os projetos de NFT baseados em Solana estão experimentando um grande crescimento e demanda. Ethereum era a blockchain escolhida prioritariamente para a criação desses projetos, mas não está preparada para um elevado número de transações, e a rede se congestiona facilmente. Solana está ganhando terreno, mas ainda está atrás da Ethereum em relação à criação de NFTs.

Com a incursão da Solana nas DeFis e NFTs, o preço da SOL disparou em 2021, colocando-a entre as 10 principais criptomoedas. Em setembro do mesmo ano, Solana fez sua estréia no mundo dos NFTs com a Degenerate Ape Academy, uma coleção de imagens de macacos em desenhos animados que foram vendidas em apenas 10 minutos após o lançamento. No final de 2022, após várias subidas e descidas, SOL está entre as 20 principais criptomoedas do mercado em diferentes rankings.

Em novembro de 2022, foi anunciada a parceria entre o Google Cloud e o ecossistema da Solana, permitindo que o Google construa um validador de Solana para participar e validar a rede.

Se você estiver curioso para saber mais sobre as DApps, projetos DeFi ou NFTs criados na Solana, pode consultar este link, onde encontrará informações sobre todos os projetos existentes atualmente.

Emissão de SOL

A emissão da criptomoeda SOL é um dos temas mais controversos em torno da Solana. Inicialmente, a emissão foi de 500 milhões, mas a comunidade eliminou 11,4 milhões depois que uma carteira contendo 13 milhões foi descoberta (aqui está um artigo em inglês sobre esse assunto escrito por Anatoly Yakovenko). Após a distribuição entre os fundadores, investidores, a Fundação Solana e as reservas para a comunidade, restaram 1,6 milhões para o público em geral.

Inconvenientes

Solana possui uma tecnologia de ponta, e o número de usuários, assim como seu preço, cresce ao longo do tempo, mas também enfrenta alguns inconvenientes:

  • Falta de transparência: O fato de a Fundação Solana gerenciar um grande número de criptomoedas SOL gera desconfiança para muitos usuários, que vêem esse assunto como não muito transparente.
  • Quedas na rede: Até o momento, houve duas quedas na rede Solana, uma em dezembro de 2020 e outra em 14 de setembro de 2021, o que gera desconfiança em relação a possíveis perdas devido a quedas futuras.
  • Segurança: Este aspecto é sempre fundamental para conquistar a confiança dos usuários, mas em algumas ocasiões e em diferentes projetos, a segurança foi comprometida. Por exemplo, em agosto de 2022, ocorreu um ataque a mais de 8.000 carteiras que operavam na blockchain da Solana, resultando no roubo de mais de $5 milhões de dólares.

Mais informações

Se deseja aprofundar em algum tópico sobre esta tecnologia, pode fazê-lo em sua página oficial aqui.

Gostaria de ler o whitepaper da Solana? Clique aqui.

Ethereum vs Solana:

Ethereum é a blockchain escolhida prioritariamente para a criação de NFTs, mas não está preparada para um elevado número de transações, e a rede se congestiona facilmente. No entanto, Solana está seguindo de perto, já que consegue, com sua tecnologia, reduzir a velocidade de processamento e, portanto, a congestão enfrentada pelo Ethereum.

Solana CryptoConexión
Comparte nuestro artículo:
LinkedIn
Facebook
Twitter
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Más sobre:
Te puede interesar