Se você está começando no mundo das criptomoedas, os termos "exchange" e "carteira" podem te confundir. Neste pequeno tutorial, Ana explica suas principais diferenças.
Exchange e carteira: suas necessidades definem a escolha
Carteira
A opção ideal se você quer…
- Ter controle pessoal sobre suas criptomoedas e suas chaves.
- Usar suas criptomoedas para comprar bens e serviços.
Exchange
A alternativa adequada se você quer…
- Realizar operações de compra, venda e troca de criptomoedas.
- Usar suas criptomoedas como um meio de investimento e não tem pressa em usá-las para adquirir produtos ou serviços (porque prefere obter retornos na exchange) e também não tem problema em que a exchange tenha suas chaves.
No campo das criptomoedas, muitos conceitos novos são utilizados. Alguns deles podem parecer complexos, por isso é muito importante ter uma compreensão clara dos conceitos básicos desde o início.
Existem dois termos que frequentemente geram confusão, na verdade, muitas pessoas acreditam que são conceitos idênticos: as carteiras (ou wallets) e as exchanges (ou casas de câmbio). Na realidade, são duas coisas completamente diferentes. Vamos explicar aqui suas principais diferenças.
Uma carteira (ou wallet) é um software ou dispositivo de hardware com o qual você pode gerenciar as chaves públicas e privadas de suas criptomoedas, permitindo assim o envio e recebimento de criptoativos. Além disso, com a carteira, é possível realizar pagamentos de bens e serviços. No caso das versões de software, as carteiras podem ser instaladas em seu celular ou em seu computador. Como exemplos, mencionaremos a carteira física Trezor One e a carteira de software Metamask. Por outro lado, uma exchange (ou casa de câmbio) é o local digital onde a compra, venda e troca de criptoativos acontecem. Alguns dos exchanges mais utilizados são Coinbase, Binance e UniSwap, este último sendo classificado como um exchange descentralizado.
Qual é a diferença real entre uma carteira e uma exchange?
A diferença principal entre esses dois conceitos é a sua utilidade. Enquanto com uma carteira você pode comprar e vender bens e serviços, isso não é possível com uma casa de câmbio. Por sua vez, com uma carteira você não será capaz de realizar operações financeiras de compra, venda ou troca de criptoativos de forma independente.
Neste ponto, você provavelmente está se perguntando: "Posso dispensar então uma exchange para lidar com minhas criptomoedas?" ou "Posso administrar minhas criptomoedas apenas com minha carteira?" A resposta a ambas as perguntas, que são frequentemente as mais comuns, é sim.
Não é necessário que você tenha uma conta em uma exchange permanentemente. Você pode usar os serviços deles somente quando quiser operar com seus criptoativos. No entanto, isso tem uma desvantagem: o pagamento das taxas que a casa de câmbio cobra pelas transações, as quais você precisa ponderar em relação a outros serviços e soluções.
Se você não quiser gastar nesse aspecto, existem exchanges no mercado que também possuem sua própria carteira, e isso reduz as taxas que cobram de seus usuários pelas operações. No entanto, leve em consideração que, se você decidir usar uma carteira de uma exchange, estará compartilhando suas chaves com terceiros, com todas as implicações de segurança que isso acarreta. Por isso, você deve escolher cuidadosamente a exchange (neste tutorial, fornecemos algumas dicas que podem ajudar na escolha).