Escolher uma exchange, uma decisão que precisa de muito cuidado

Por onde começo minha jornada como cripto investidor? Aqui estão algumas recomendações para dar os primeiros passos.
elegir-exchange

Seu investimento em criptomoedas precisa de um lugar seguro e confiável, aprenda a escolher uma exchange.

Se você já decidiu participar da criptoeconomia (muito bem!), um dos seus primeiros passos deve ser a escolha de uma exchange: a plataforma digital onde você pode comprar, vender e armazenar criptomoedas.

Escolher sua primeira exchange é uma tarefa que você deve encarar com toda seriedade. Uma decisão apressada ou pouco analisada pode custar muito tempo e dinheiro - além de enterrar seu interesse no mundo das criptomoedas.

Coisas que você, como investidor iniciante, deve ter claro:

  • Você precisa definir sua estratégia como investidor. Por exemplo, saber se fará um investimento a longo prazo (comprar criptomoedas e deixá-las na exchange - recomendamos NUNCA deixar suas criptos na exchange, sempre fazer a custódia delas em sua carteira) ou se fará movimentos de forma habitual (o que implicará o pagamento recorrente de comissões), já que isso afeta a escolha da plataforma.
  • As exchanges cobram uma comissão pelas operações que você realizar. Seus serviços não são gratuitos.
Escolher uma exchange, uma decisão que precisa de muito cuidado
Fuente

Informações que te ajudarão a escolher uma exchange

Atualmente, existem centenas de empresas dedicadas ao câmbio de criptomoedas, tornando a escolha de uma específica uma tarefa difícil. No entanto, há detalhes que podem ser considerados ao escolher uma exchange. 

Recomendamos prestar atenção nos seguintes pontos:

  • Criptomoedas com as quais elas transacionam. Nem todas as exchanges trabalham com todas as criptomoedas existentes.
  • Segurança. Um dos fatores mais importantes ao escolher uma exchange. As criptomoedas devem estar bem protegidas, utilizando os mais altos padrões de segurança. Para usuários não especialistas em assuntos técnicos, um detalhe a observar é se o site da exchange começa com HTTP ou HTTPS. As siglas HTTPS indicam um site com protocolo de segurança; fuja daqueles que não o possuem. Além disso, o sistema de identificação de usuário deve oferecer autenticação em dois passos. Além disso, para garantir um alto nível de segurança, a exchange deve contar com uma equipe especializada preparada para enfrentar possíveis ameaças 24 horas por dia, 365 dias por ano.
  • Legalidade. As exchanges operam globalmente e têm presença na América Latina, mas em muitos países da região, suas atividades não são regulamentadas de forma específica, procure saber se opera sob regulação do seu país e conheça as experiências deles. Em alguns territórios, devido a fatores regulatórios, as exchanges não oferecem todos os seus serviços. Sites como coinmarketcap.com e coingecko.com avaliam essas exchanges e mantêm as informações atualizadas.
  • Transparência. Uma exchange confiável compartilha com seus clientes informações sobre os termos e condições de uso do site, taxas e operações, entre outros aspectos.
  • Taxas. Consulte todas as taxas aplicadas pela exchange: venda, compra, transferência ou qualquer outra operação descrita nas condições. Compare com outros provedores.
  • Experiência do usuário. Na plataforma da exchange, é crucial que o ambiente do usuário seja fácil de usar, tanto no computador quanto em dispositivos móveis.
  • Referências. Após analisar todos os aspectos mencionados anteriormente, observe o que os clientes da exchange dizem (aqueles que a usam ou a usaram), pois essas opiniões representam uma poderosa carta de apresentação. Alguns já sofreram roubos em massa no passado ou tiveram problemas com as autoridades. Através de um mecanismo de busca na internet ou nas redes sociais, você pode acessar os comentários feitos pelos usuários de cada exchange.

Para iniciar no mundo cripto, outra sugestão é considerar exchanges locais. Na América Latina, várias surgiram, como Bitso (México), Panda Exchange (Colômbia) ou SatoshiTango (Argentina), para citar algumas marcas. Devido à sua origem, cada provedor, além de priorizarem o português em todo o seu conteúdo, têm uma visão de negócios muito mais próxima à realidade da região, ou seja, mais alinhada com suas necessidades e características como usuário.

Escolher sua primeira exchange, em vários aspectos, não é tão diferente de selecionar outro produto financeiro (conta bancária, seguro, hipoteca, etc.). Você quer confiar seu dinheiro a um provedor sério, seguro, respaldado por tecnologia inovadora, com taxas competitivas. Com o tempo, se você estiver interessado em aumentar seu investimento em criptomoedas, é muito provável que precise usar duas ou mais exchanges. Para cada uma que você adicionar, leve em consideração essas considerações. Não se esqueça: seu investimento em criptomoedas merece todo o cuidado.

Visita otros artículos relacionados

Comparte nuestro artículo:
LinkedIn
Facebook
Twitter
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Más sobre:

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio esta protegido por reCAPTCHA y laPolítica de privacidady losTérminos del servicio de Googlese aplican.

El periodo de verificación de reCAPTCHA ha caducado. Por favor, recarga la página.

Te puede interesar