O que é uma carteira (Wallet)?

As carteiras são elemento fundamental para armazenar e proteger seus criptoativos.
wallet carteras cryptoconexion

As chamadas carteiras (Wallets) são peça-chave no ecossistema de criptomoedas, pois fornecem segurança às operações realizadas por um usuário.


Carteras (ou Wallets) de Criptomoedas

  • As carteiras gerenciam e protegem as chaves públicas e privadas de uma pessoa, permitindo que ela realize operações com criptomoedas.
  • Chave pública: indica o endereço para o qual um usuário pode receber criptomoedas.
  • Chave privada: permite que um usuário acesse seus fundos de criptomoedas e os envie para outros endereços.
  • Existem cinco tipos de carteiras: de desktop, móvel, online/web, físicas/hardware e de papel.


As carteiras nos permitem gerenciar nossas criptomoedas de maneira fácil e segura. Em forma de software ou dispositivo de hardware, elas cuidam das contase e chaves (senhas) das blockchains, para que possamos enviar, receber ou verificar criptoativos.

As carteiras, ou wallets em inglês, são peça fundamental no mundo cripto, daí a seleção da opção adequada ser uma questão extremamente importante - tão crucial quanto a escolha de uma exchange ou a definição da quantidade de capital que queremos investir.

Cartera CryptoConexión

Como funcionam as carteiras (wallets)?

A importância das carteiras é que apenas através delas podemos comprar e vender criptomoedas. Essas carteiras cripto armazenarão as chaves públicas e privadas de nossos criptoativos; ambas as chaves são essenciais para fazer transações com eles.

  • Chave pública: é o endereço para o qual se envia as criptomoedas. Em termos financeiros tradicionais, esta chave é como o número da conta bancária.
  • Chave privada: é a senha da carteira onde estão seus fundos de criptomoedas, permitindo-nos enviar os ativos para outros endereços; seria equivalente ao PIN da conta bancária.

Como você pode imaginar, é de extrema importância nunca revelar suas chaves privadas a ninguém. Quem possui esta chave tem o acesso e controle de sua carteira, e você perderia irreversivelmente suas criptomoedas.

Cartera CryptoConexión

 

Carteiras com Custódia

Se preferir que um terceiro auxilie no controle de seus criptoativos, então deve escolher as carteiras com custódia, onde um terceiro terá conhecimento de suas chaves privadas, resultando em uma segurança mais fraca. A maioria das carteiras com custódia são as wallets online/web, as quais discutiremos mais adiante.

Carteiras sem custódia

Se deseja você mesmo gerenciar seus criptoativos, deve escolher as carteiras sem custódia. O formato mais comum para esse tipo de carteira, embora não o único, são as físicas ou de hardware, das quais falaremos mais adiante.

Nossas necessidades devem determinar o tipo de carteira que utilizaremos ao realizar transações com cripto. Aqui estão as diferentes opções disponíveis:

Desktop

A carteira de desktop é um tipo de Hot Wallet que oferece maior segurança que as demais. É um software instalado em um computador que requer um alto nível de segurança no dispositivo (para evitar hacks). O computador é o local onde suas chaves serão armazenadas.

Móvel

As carteiras móveis ou Hot Wallets são muito semelhantes às de desktop. São aplicativos instalados no seu celular que permitem operar com seus criptoativos de maneira fácil e segura. Ideais para aqueles que realizam operações diariamente.

Online / web

Com as carteiras online ou web, você não precisa instalar um programa no seu computador nem um aplicativo no seu celular. Uma carteira online é um serviço online fornecido por um site. Nesse tipo, não é necessário estar permanentemente conectado à internet ou a qualquer blockchain, como ocorre com as Hot Wallets. Neste caso, quando quiser realizar alguma operação, basta acessar o site que oferece o serviço, e você pode fazer isso de qualquer lugar do mundo, apenas precisará de uma conexão com a internet. No entanto, para usar essas carteiras, você precisa fornecer suas chaves privadas a terceiros, o que implica um risco de segurança que não está sob seu controle.

Física / hardware

Se você deseja um upgrade em termos de segurança, essas carteiras, que pertencem à categoria de Cold Wallets, são a opção que você está procurando. São dispositivos físicos que operam sem conexão com a internet e protegem as chaves privadas. Este tipo de carteira possui um chip interno que gera as chaves privadas. Elas têm um conector USB que, ao ser conectado a um computador, permite que você use essas chaves em suas operações com criptoativos - e  isso com segurança. Se alguém tentar manipulá-lo para fins maliciosos (por exemplo, para obter suas chaves), o dispositivo possui um sistema de segurança que provoca sua autodestruição (a informação que contém é destruída) e o deixa inutilizável - ninguém mais poderá usar o equipamento.

Papel

Esse tipo pertence ao grupo das Cold Wallets e são as mais seguras de todas. São a melhor alternativa para armazenamento a longo prazo, ou seja, para criptoativos que não serão utilizados por um longo período de tempo. Essas carteiras exigem conhecimentos técnicos avançados. Elas se baseiam no princípio de armazenar tanto a chave pública quanto a privada em um formato não eletrônico, neste caso, em papel. A desvantagem é que gerar as chaves dessas carteiras pode ser um processo um pouco complicado, mas vale a pena.

Estude profundamente cada uma das opções. E durante sua análise, lembre-se de que suas necessidades, mais do que moda ou publicidade, são o critério que deve orientar sua escolha.

Cartera CryptoConexión

¿Quieres seguir aprendiendo?
Marco Carteras Wallets CryptoConexion

Carteras de criptomonedas: hay alternativas para distintas necesidades. En función de tus necesidades, Marco André te sugiere opciones de cartera que podrían interesarte. Leer artículo.

Wallet o Exchange

¿Son lo mismo una cartera y un exchange? Si estás debutando en el mundo cripto, los términos exchange y cartera te pueden confundir.En este pequeño tutorial, Ana te explica sus principales diferencias. Leer artículo

elegir-exchange

Elegir un exchange, una decisión que merece todo tu interés. ¿Dónde empiezo mi camino como criptoinversor? Aquí te ofrecemos unas recomendaciones para dar tus primeros pasos. Leer artículo

Comparte nuestro artículo:
LinkedIn
Facebook
Twitter
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Más sobre:

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio esta protegido por reCAPTCHA y laPolítica de privacidady losTérminos del servicio de Googlese aplican.

El periodo de verificación de reCAPTCHA ha caducado. Por favor, recarga la página.

Te puede interesar